Aroni, K.Toulia, A.Alves, SílviaHassani, S.Heidrich, F.Franzen, K.Görel, G.Löper, M. F.Aguiar, T.Silveira-Maia, MónicaSanches-Ferreira, ManuelaHellmich, F.Schwab, S.Avramidis, E.2022-05-262022-05-262022Aroni, K., Toulia, A., Alves, S., Hassani, S., Heidrich, F., Franzen, K., Görel, G., Löper, M. F., Aguiar, T., Silveira- Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Hellmich, F., Schwab, S., & Avramidis, E. Programa de Intervenção FRIEND-SHIP – Manual. Instituto Politécnico do Porto. https://doi.org/10.26537/20565http://hdl.handle.net/10400.22/20565INTRODUÇÃO Este manual é o produto da colaboração desenvolvida no âmbito do projeto "FRIEND-SHIP – Improving Students’ Social Participation in Primary and Secondary Schools across Europe", financiado pela Comissão Europeia – Programa Erasmus+, Referência: 2019-1-AT01-KA201-05 1226. Um dos principais resultados deste projeto consistiu no desenvolvimento do Programa FRIEND-SHIP, uma intervenção escolar cujo objetivo é aumentar a participação social de todos os alunos entre os 8 e os 11 anos. O Programa FRIEND-SHIP destina-se a ser implementado por professores e consiste em 12 sessões, cada uma com a duração de 45-60 minutos, implementadas duas vezes por semana, ao longo de seis semanas. As atividades que compõem este programa são essencialmente experimentais. Os alunos são convidados a envolverem-se e a assumirem um papel ativo, participando em atividades de grupo, dramatizações, histórias sociais, atividades físicas e atividades relacionadas com as artes. O principal objetivo deste manual é apoiar os professores na implementação do Programa FRIEND-SHIP com as suas turmas.por1º ciclo do ensino básicoInclusão2º ciclo do ensino básicoParticipação socialPrograma FRIEND-SHIPEscola inclusivaPrograma de Intervenção FRIEND-SHIP - ManualImproving Students’ Social Participation in Primary and Secondary Schools Across Europebook10.26537/20565