Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRocha, Renata Silva2025-11-102025-11-1020252025http://hdl.handle.net/10400.22/30785O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Estrutura-se a partir da prática em dois contextos educativos distintos, nos quais se foi construindo uma identidade profissional marcada pela reflexão crítica, pela adaptação a diferentes realidades escolares e pela consolidação de um olhar pedagógico atento às necessidades e potencialidades dos alunos. As intervenções didáticas privilegiaram metodologias de aprendizagem ativa, o trabalho colaborativo e a integração das tecnologias digitais como recursos potenciadores de envolvimento e motivação. A intencionalidade pedagógica esteve sempre orientada para a criação de experiências de aprendizagem significativas, capazes de promover o pensamento crítico, a autonomia e o desenvolvimento de competências transversais nos alunos. A dimensão investigativa do relatório centrou-se na exploração da gamificação como estratégia de ensino, procurando compreender de que forma a introdução de dinâmicas lúdicas e desafiantes poderia contribuir para o aumento da motivação. Os resultados obtidos revelaram-se promissores, evidenciando ganhos ao nível do interesse, da participação e da motivação dos alunos. Ao longo deste percurso, destacou-se a importância da planificação intencional, da flexibilidade na ação pedagógica e da reflexão sistemática sobre as práticas. Estas aprendizagens traduzem-se num contributo decisivo para a construção da identidade docente, entendida como um processo contínuo de desenvolvimento profissional e pessoal, sustentado pelo compromisso ético e pela responsabilidade social da profissão.The present Internship Report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit, part of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. It is structured based on practice in two distinct educational contexts, through which a professional identity was built, characterized by critical reflection, adaptation to different school realities, and the consolidation of a pedagogical perspective attentive to students’ needs and potential. The didactic interventions prioritized active learning methodologies, collaborative work, and the integration of digital technologies as tools to enhance engagement and motivation. The pedagogical intentionality was consistently oriented toward creating meaningful learning experiences capable of promoting critical thinking, autonomy, and the development of transversal skills in students. The investigative dimension of the report focused on exploring gamification as a teaching strategy, seeking to understand how the introduction of playful and challenging dynamics could contribute to increased motivation. The results obtained were promising, revealing gains in students’ interest, participation, and motivation. Throughout this journey, the importance of intentional planning, flexibility in pedagogical action, and systematic reflection on practices stood out. These learnings represent a decisive contribution to the construction of a teaching identity, understood as a continuous process of professional and personal development, underpinned by ethical commitment and the social responsibility of the profession.porPrática de ensino supervisionadaIdentidade docenteAprendizagem ativaColaboraçãoTecnologias digitaisGamificaçãoMotivaçãoSupervised teaching practiceTeaching identityActive learningCollaborationDigital technologiesGamificationMotivationAprendizagem em jogo: marcar pontos no sabermaster thesis