Salgado, António Gabriel Castro CorreiaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daFigueiredo, Mareike Sindermann de2016-12-132016-12-132015-07-09http://hdl.handle.net/10400.22/8781Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da MúsicaEste trabalho incide sobre a Prática Pedagógica no Conservatório de Música do Porto e o Projecto de Intervenção realizado na Deutsche Schule zu Porto no ano lectivo de 2014/2015. Neste relatório são apresentadas as observações concretizadas nas aulas de canto lírico do Conservatório de Música do Porto e a análise das metodologias utilizadas nas aulas leccionadas de canto jazz e combo, fruto dos contributos de diversos autores de livros e métodos que tentam transmitir a linguagem jazzística, até então só transmitida oralmente e auditivamente através de gravações e concertos, e dos anos de experiência a leccionar e a frequentar inúmeros seminários e workshops. Encontram-se igualmente descritas as experiências vivenciadas durante a Prática Pedagógica, através de descrições e reflexões de aulas leccionadas. No último capítulo encontra-se descrito o Projecto de Intervenção realizado na Deutsche Schule zu Porto com um grupo de alunas no âmbito da disciplina extracurricular de canto coral. É realizada uma revisão bibliográfica, no que diz respeito aos benefícios do canto coral, a partir de vários artigos científicos. A descrição sobre o processo, a cronologia dos acontecimentos, a interacção e os resultados apresentados é caracterizada nas distintas fases do projecto. Por fim, na conclusão, é explanada uma auto-avaliação da Prática Pedagógica e uma reflexão sobre o futuro da educação no século XXI.This study focuses on the Teaching Practice at the Conservatório de Música do Porto and the Intervention Project at the Deutsche Schule zu Porto during the school year of 2014/2015. This report presents the observations made in the classical singing department of the Conservatório de Música do Porto and analyzes the methodologies taught in the jazz singing department and combo lessons of the same institution. It´s a result of the tribute of different kinds of jazz educators/authors who try to teach jazz language through books, although this language up to now has only been handed on orally, and via recordings and concerts, also due to many years of teaching practice and attending to seminars and workshops. In the last chapter, the Intervention Project is described which took place at the Deutsche Schule zu Porto with students in the extracurricular choir lesson. Furthermore, there is scientific review about several scientific articles which deal with the benefits of singing in a choir. The description of the process, the schedules of happenings, the interaction and the presented results are characterized in each phase of the project. Lastly, in the conclusion, you will find the self-evaluation on the Teaching Practice and the thoughts about the future of education in the 21st century.porEnsino da músicaCanto jazzComboCanto coralPrática pedagógicaEnsemble vocalProjecto de intervençãoMusic educationJazz singingSinging in a choirTeaching practiceVocal ensembleIntervention projectDas Vokalensemble: criação, concepção e desenvolvimento do projecto - um ensemble vocalmaster thesis201339021