Barroso, Bárbara Costa Vilas Boas2019-03-222019-03-222019-02-22http://hdl.handle.net/10400.22/13103Trabalho de natureza profissional para atribuição do Título de Especialista do Instituto Politécnico do Porto, na área de Artes da Imagem - Audiovisuais e Produção dos Media, defendido a 22-02-2019Este trabalho apresenta alguns dos fundamentos teóricos, princípios e metodologias utilizados no design e desenvolvimento de um jogo digital educativo. O jogo “Vi Ana” tem como público-alvo prioritário alunos do 3º ano de escolaridade do ensino básico e propõe suporte a vários conteúdos do programa curricular de Estudo do Meio, procurando potenciar o conhecimento sobre o património edificado e cultural de Viana do Castelo de forma ativa e imersiva. Como jogo sério educativo pretende contribuir como possível resposta a desafios do processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, que se prendem com o reconhecimento das fortes bases emocionais que sustentam a aprendizagem e a necessidade de sistemas de maximização de aprendizagem.porDesign e desenvolvimento de um jogo educativoother