Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deCastro, Ana Filipa Ribeiro e2020-08-072020-08-0720202020http://hdl.handle.net/10400.22/16182Considera-se de extrema importância que a construção da identidade profissional no âmbito da docência se caracterize por uma continuidade, intrinsecamente ligada à formação ao longo da vida. Neste sentido, o presente relatório de estágio reflete um processo de formação inicial, referente às valências educativas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, visando assim a construção de um perfil duplo. Assim sendo, é expectável que o docente desenvolva, ao longo do seu percurso formativo, a construção de um sentido crítico, reflexivo e investigativo. Deste modo, perspetivando a investigação associada à pedagogia, salienta-se a preponderância da metodologia de investigação-ação, ainda que numa aproximação, pela possibilidade que representa em transformar a prática educativa, mediante a natureza cíclica e sistemática dos processos de observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se ainda o desenvolvimento de práticas fundamentadas numa intrínseca articulação entre a teoria e a prática, em que se mobilizam saberes provenientes de diversas áreas com saberes resultantes da ação construída no ambiente educativo. Neste âmbito, a criança é percecionada como coconstrutora do seu próprio conhecimento, sendo necessário relevar que em ambos os contextos de estágio todos os intervenientes contribuíam ativamente neste processo, espelhando e comprovando a importância da colaboração e da cooperação. O percurso representado ao longo do presente relatório possibilitou não só o crescimento profissional, mas também pessoal, caracterizando-se por uma busca incessante pela construção de novos saberes e pela transformação de práticas, com o intuito de ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças.It is considered extremely relevant that a teacher’s professional formative process is based on a continuity, firmely attached to vocational training troughout their whole life. In this perspective, the following internship report describes a process of a initial formative process of teachers in the context of Preschool Education and Elementary School, building this way a dual profile. In this sense, it is expectable that the teacher develops, throughout their professional training, a critical, reflexive and investigative posture. If so, the teacher will be able to associate the investigation to the pedagogy and this way the importance of a research-action methodoly, even if it is an aproximation to it, becomes unquestionable. This methodoly represents the possibility of transforming educational pratices, considering the ciclic and sistematic nature of the observation, planification, acction and reflection processes. It is also important to highlight the development of practices based on a deep articulation between theory and practice, in which knowledge from different areas is mobilized with knowledge from the action built in the educational environment. In this context, the child is perceived as a co-constructor of his or her own knowledge, and it is necessary to point out that in both training contexts all the actors actively contributed to this process, mirroring and proving the importance of collaboration and cooperation. The path represented throughout this report has made it possible not only for professional but also personal growth, characterised by an unceasing search for new knowledge and the transformation of practices, in order to meet the needs and interests of children.porFormação inicialPrática educativaInvestigação-açãoCriançaInitial trainingTeacherEducational practiceResearch-actionChildRelatório de Estágiomaster thesis202637107