Perfeito, Paulo Jorge dos SantosEufrázio, Marta Garcia TunesGonçalves, EvandraViana, JoanaPeixoto, Gabriela Marques2022-09-062022-09-062022-07-18http://hdl.handle.net/10400.22/20810O objetivo do presente estudo consiste em investigar até que ponto o professor de violino contribui para um percurso de excelência do seu aluno. É também intento deste estudo perceber quais as principais características de um bom professor de violino e a influência nos seus alunos, atuando como professores que são, acima de tudo, modelos a seguir, quer em termos violinísticos quer em termos sociais e humanos. Com base nos resultados obtidos, o próximo passo foi perceber se estes mesmos resultados eram consonantes com a literatura existente ou se acrescentavam algo relevante para o campo do ensino do violino. A recolha de dados baseou-se na realização de seis entrevistas a violinistas com um percurso de excelência e de nacionalidade portuguesa. Segundo os dados obtidos, concluí que a adaptabilidade e a empatia são dos aspetos mais relevantes num bom professor de violino. Saber responder às necessidades de cada aluno e conhecer bem o que funciona ou não com ele é um dos fatores mais cruciais para um ensino de excelência. Para além disto, segundo os resultados obtidos, sem dúvida que o professor de violino constituiu um papel fulcral num percurso de excelência do seu aluno e acrescento ainda que, no caso dos entrevistados, os professores tiveram um papel importante no seu percurso. É relevante também referir que no meio da aprendizagem do violino, para além do professor, é necessário que os pais tenham também um papel ativo e colaborarem com o próprio professor. Em suma, relativamente à literatura existente alusiva à problemática a ser discutida, que não se foca em particular no universo português, não existem pontos divergentes em relação às conclusões que retirei.The aim of this present study is to investigate to what extent the violin teacher contributes to the excellence of his students. In addition, to understand the main characteristics of a good violin teacher and his influence on his students, acting as teachers who are, above all, role models, both in violinistic, social and human terms. Based on the results obtained, the next step was perceived as these same with an existing literature or something relevant to the field of violin teaching would be added. Data collection was based on the research of six interviews with violinists with a path of excellence and with Portuguese nacionality. Based on the data obtained, we concluded that adaptability and empathy are the most relevant aspects of a good violin teacher. Knowing how to respond to the needs of each student and knowing what works for them or not is one of the most crucial factors for excellent teaching. In addition, the results, undoubtedly, obtained, the violin teacher played a key role in his student's path of excellence even though, in the case of the latter, the teachers played an important role in his path. It is also relevant to mention that in the middle of learning the violin, in addition to the teacher, it is necessary that parents also play an active role and collaborate with the teacher himself. In short, regarding the existing literature alluding to the issue to be, which does not focus on the Portuguese universe, there are divergent points in relation to the same ones that do not retire.porExcelênciaViolinoProfessorAlunoExcellenceViolinTeacherStudentO papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de casomaster thesis203055500