Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deBarbosa, Joana Cristina dos Santos2019-07-262019-07-2620192019http://hdl.handle.net/10400.22/14479O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo em vista a obtenção de qualificação profissional que habilita para a docência nos dois níveis educativos. O perfil duplo para a docência permitiu uma visão ampla e consistente sobre o desenvolvimento da criança e despertou para a sequencialidade do processo educativo. Este documento tornou-se fulcral para o desenvolvimento profissional e pessoal da docente estagiária, uma vez que mobilizou os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e articulou-os com prática educativa, construindo os saberes profissionais. O saber ser e o saber agir tiveram como base a observação, a planificação, a ação e a reflexão, características do processo dinâmico e cíclico da metodologia de investigação-ação pela qual foi possível a compreender melhor as práticas educativas, atribuindo importância ao papel ativo e participativo da criança e ao papel do docente como agente reflexivo e inovador, promotor de mudanças. Neste sentido, foram desenvolvidas ações educativas significativas integradas numa perspetiva construtivista, onde a criança foi co construtora do seu processo educativo e o docente mediador desse processo através da experimentação, descoberta e colaboração com os pares. O trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos foi uma mais-valia na construção identitária da criança e da futura profissional, rentabilizando os saberes de cada um.The following internship report was performed for the Subject of Supervised Educational Practise (SEP), part of the course study of the second year of the Master in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle Basic Education’s program from Escola Superior da Educação do Instituto Politécnico do Porto, with the aim to professionally qualify to teach both educational levels. The double profile for teaching allowed to develop an ample and consistent view on the a child's development and aroused insight for the sequential aspect of the educational process. This document has become essential for the personal and professional development of the intern teacher, since it mobilized didactic, pedagogic and scientific knowledge and articulated them with educational practice, building also the professional knowledge. The knowledge of how to be and how to act were based in observation, planning, action and reflection, which are features of the dynamic and cyclic process of investigation-action, with which it is possible to better understand educational practises, emphasizing the active and interactive role of the child and the teacher's role an innovative and reflective agent, and change promoter. In that regard, significant educational actions were developed, integrated in a constructivist perspective, in which a child was a co-constructor of the educational process and the mediator teacher of that process, through experimentation, discovery and collaboration with their piers. The collaborative work between all educational players was an asset in the identity construction of the child and the future professional, maximizing their knowledge.porCriançaPrática Educativa SupervisionadaConstrutivismoColaboraçãoChildSupervised Education PractiseConstructivismCollaborationRelatório de Estágiomaster thesis202310183