Mendonça, António Agostinho MartinsQuiba, Wilma Elisa Vânia2023-04-052022http://hdl.handle.net/10400.22/22687Ao longo dos tempos, as obras de engenharia vem exigindo a implementação de novas formas de garantir o seu tempo de vida, quer pela forma tradicional recorrendo a cálculos, quer também pelo recurso a instrumentação que vem mostrando ser uma ferramenta com resultados eficazes, permitindo desta forma a previsão e adoção de medidas de gestão de possíveis riscos. Os túneis sendo obras geotécnicas de grande complexidade que trazem benefício no desenvolvimento a nível material, como aos métodos de dimensionamento e construção, e de importância extrema nas grandes cidades, tem contribuído para o desenvolvimento de tecnologias para o seu melhor desempenho. O projeto mencionado, tem como objetivo de melhorar o acesso às áreas centrais da cidade do Porto na zona costeira do Noroeste de Portugal, que se carateriza como uma cidade que engloba zonas com importantes componentes empresariais, residenciais e de saúde, captando muitos passageiros ao transporte individual. Este trabalho enquadra‐se no âmbito das obras de escavação para a conceção do projeto da Linha Circular do Metro do Porto que é uma rota de transporte público que faz o trajeto que se aproxima de uma curva fechada. Pela conceção pretendida, desenvolve‐se totalmente em túnel e via dupla, com uma extensão total é de 3 km, dos quais 2,45 km são operacionais, com 4 estações subterrâneas em que 2 delas serão adjacentes às já existentes, nomeadamente à estação de São Bento e a estação da Casa da Música, assegurando assim a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista. Neste contexto, o Ramal‐1, compreende a extensão de 340 m e assegura a ligação entre as Linhas existente A,B,C,E e F do Metro do Porto. Para sustento desta dissertação, vai ser abordada a monitorização fazendo uma comparação entre o método tradicional da monitorização manual e mais recente monitorização automatizada, sendo esta última uma ferramenta com ainda pouca aplicação em Portugal, prevê‐se abordar suas vantagens e desvantagens e sua eficácia para túneis. Esta comparação vai ter como base: o enquadramento da dissertação nas atividades da empresa Ferrovial‐ACA‐Linha Circular A.C.E., monitorização geotécnica de túneis, contexto da obra, plano de instrumentação, e os registos de leituras dos dois métodos de observação.Over time, engineering works have required the implementation of new ways of ensuring their lifetime, either by the traditional way using calculations or using instrumentation which has proved to be a tool with effective results, thus allowing the prediction and establishment of management measures of possible risks. Furthermore, since tunnels are high‐quality geotechnical works, which bring benefits to the development at the material level, as well as to the design and construction methods, and of extreme importance in large cities, they have contributed to the development of technologies for their better performance. This project aims to improve access to the central areas of Porto city in the coastal area of Northwest Portugal, which is characterized as a city that includes areas with important business, residential and health components, attracting many passengers to the individual transport. This work is part of the excavation works for the design of the Porto Metro’s Circular Line project, which is a public transport route that describes a path approaching a circle or a closed curve. By the intended conception, it develops totally in the tunnel and double track, with a total extension is 3 km, of which 2,45 km are operational, with 4 underground stations, of which 2 of them will be adjacent to the existing ones, namely São Bento and Casa da Música stations, thus assuring the connection between São Bento and Rotunda da Boa Vista. In this context, the Ramal‐1 covers a length of 341 meters and provides the connection between the existing Lines A, B, C, E and F of Metro do Porto. To support this dissertation, monitoring will be addressed, comparing manual and automated monitoring since the latter is a tool with little recurrence, and it is intended to address its advantages and disadvantages and its effectiveness for tunnels. This comparison will be based on: the framework of the thesis in the activities of the company Ferrovial‐ACA‐Linha Circular A.C.E., the geotechnical monitoring of tunnels, the context of the work, the instrumentation plan, and the records of manual and automated monitoring.porMonitorização geotécnicaInstrumentaçãoAutomatizaçãoTúnelZona envolventeRamal‐1Metro do PortoLinha CircularGeotechnical monitoringInstrumentationAutomationTunnelSurround areaCircular LineInstrumentação geotécnica manual versus automatizada: aplicação na construção de um Túnel na Linha Circular da Metro do Portomaster thesis203114213