Binyon, Claire MargaretFernandes, Margarida Maria Pereira2023-09-082023-09-082023-07-19http://hdl.handle.net/10400.22/23494O presente projeto vai no sentido de deslocar as mulheres de personagens e dramaturgias que lhes são comumente atribuídas e que elas próprias encarnam, assegurando assim a sua continuidade ao longo do tempo: vítima, apaixonada, histérica, abandonada, cuidadora, ingénua, maquiavélica, sedutora, tímida. Seguindo a decurso de tais narrativas, as mulheres que delas se afastam são percecionadas como anormais no sentido de fugirem à norma. Será possível do clown desviar a mulher da rota normativa para o lugar emancipador do riso através do ridículo? Esse chão comum a toda a espécie humana. Serão as mulheres avessas ao clown? Será o clown avesso às mulheres? O clown em pesquisa relaciona-se com o teatro e o ator, cuja vulnerabilidade revela o seu ridículo Ligado ao registo cómico, está a tragédia, sem a qual o clown se diluiria em puro entretenimento. As noções de risco e de flop envolvidos nesta técnica de interpretação constituem-se igualmente como objetivos, assim como, a relação do clown com os espectadores. Por último, mas não menos relevante, a aplicação da técnica de clown ao texto dramático teatral assume-se também como objetivo do projeto.The present proposal is to displace women from the characters and dramaturgies that are commonly attributed to them and that they themselves embody, thus ensuring their continuity over time: victim, passionate, hysterical, abandoned, caretaker, naive, Machiavellian, seductive, shy. Following the course of such narratives, the women who deviate from it are perceived as abnormal in the sense of escaping the norm. Is it possible for the clown to divert women from the normative route to the emancipating place of laughter through ridicule? This ground common to all human kind. Are women averse to the clown? Is the clown averse to women? The clown researched here is linked to theater and to the actor, whose vulnerability exposes his ridicule. Linked to the comic register is tragedy, without which the clown would be diluted into pure entertainment. The notion of risk and flop involved in this interpretation technique are also important objective of this research, as wellas the relationship between the clown and the spectators. Last but not the least the application of the clown technique to the dramatic theatrical text is also assumed as an objective of the project.porMulherRidículoRisoConvençãoRiscoWomanRidiculousLaughConventionRiskMulher ridícula vs. mulher vítima. Clown no femininomaster thesis203351940