Passos, Sónia Maria da CostaOliveira, Cláudia Marisa Silva deMagalhães, Mariana de Sousa2018-12-062018-12-062018-11-07http://hdl.handle.net/10400.22/12384Este é um estudo desenvolvido ao longo do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, que pretende desenvolver os conceitos de Amor e Despedidas, de forma artística e pessoal. Essa pesquisa, baseada na exploração da minha biografia e experiências quotidianas das relações interpessoais, entrelaça-se com a obra dramática A Gaivota de Anton Tchékhov, e as personagens Nina e Tréplev. Proponho-me a repensar uma outra despedida entres estas duas personagens, colocando em confronto a minha própria experiência com o acto de despedir de algo, ou de alguém. É através destas personagens que pretendo impossibilitar o esquecimento de um acontecimento autobiográfico, transportando-o para matéria espectacular ficcionada e, me permito comunicar a minha visão do mundo, estimulando o meu crescimento enquanto mulher, amante e actriz, reconsiderando os conceitos de realidade e ficção presentes na prática artística. O manifesto da minha proximidade e afastamentos com os temas presentes no clássico, leva-me a traduzir esses mesmos temas em formato de processo colaborativo, que culmina na criação do projecto artístico Nina, Nina, um testemunho onde a problemática biográfica dos criadores se confunde com a problemática ficcional das personagens, traçando pontos em comum com o público, suscitando o cruzamento de experiências entre actor e espectador. A metodologia que compreende um estudo de dentro para fora, apresenta-se também como uma auto-etnografia, um pequeno diário, onde o científico e o emocional batalham por sobressair.This is a study developed during the Masters in Performing Arts, specialization in Interpretation and Artistic Direction, which intends to develop the concepts of Love and Farewell, in an artistic and personal way. This research, based on the exploration of my biography and daily experiences of interpersonal relations, interweaves with the dramatic play The Seagull of Anton Tchékhov, and the characters Nina and Tréplev. I propose to rethink another farewell between these two characters, confronting my own experience with the act of dismissing something, or someone. It is through these characters that I pretend to prevent the forgetting of an autobiographical event, transporting it to spectacular fictional material, and allow myself to communicate my vision of the world, stimulating my growth as a woman, lover and actress, reconsidering the concepts of reality and fiction present in artistic practice. The manifesto of my closeness and estrangement from the themes present in the classic, leads me to translate these same themes into a collaborative process, culminating in the creation of the artistic project Nina, Nina, a testimony where the biographical problematic of the creators is confused with the fictional problematic of the characters, drawing points in common with the public, provoking the intersection of experiences between actor and spectator. The methodology that comprises a study from the inside out, also presents itself as an auto-ethnography, a small diary, where the scientific and the emotional battle to excel.porAmor/solidãoBiografia/obra/personagemAuto ficçãoTeatro pós dramáticoProcesso colaborativoLove/lonelinessBiography/play/characterSelf-fictionPost-drama theaterCollaborative processAmor e despedidas: um estudo sobre a realidade e a ficção presentes na prática artística de uma actrizmaster thesis202054616