Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes PrataGimaletdinov, NikolaiEstrela, AdrianaOliveira, Ana Sofia Leão de2022-12-222022-12-222022-11-14http://hdl.handle.net/10400.22/21235O presente Relatório de Estágio realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música na variante Instrumento pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O documento divide-se em três capítulos. No primeiro é apresentada a instituição onde realizei o estágio. O segundo contempla a descrição do processo que ocorreu ao longo do ano letivo 2021/22 na disciplina da Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro e último capítulo está presente o projeto de investigação-ação que pretende analisar a o impacto e a evolução dos alunos aquando da introdução dos excertos de orquestra no início do Ensino Secundário.This Internship Report is carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, included in the Master's in Music Teaching in the Instrument variant by Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. The document is divided in three chapters. The first chapter describes the institution where I did the internship. The second contemplates the description of the process that took place throughout the 2021/22 school year in the subject of Supervised Teaching Practice. The third and final chapter presents the investigation project that aims to analyze the impact and evolution of students when introducing orchestral excerpts at the beginning of Secondary Education.porExcertos orquestraisProvas de orquestraPreparaçãoViolonceloEnsino da músicaEnsino secundárioMotivaçãoOrchestra excerptsOrchestra evidencePreparationCelloMusic teachingSecondary educationMotivationO sucesso na performance do violoncelista em provas de orquestra - a antecipação da introdução dos excertos orquestrais para violoncelo no ensino secundáriomaster thesis203130499