Fernandes, Dárida2019-06-192019-06-192016978-989-8756-09-1http://hdl.handle.net/10400.22/14049Esta comunicação tem como objetivo partilhar dados resultantes do desenvolvimento de um projeto de investigação elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho com características de investigação-ação surgiu do projeto educativo de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto, num contexto de Território Educativo de Intervenção Prioritária. Partindo-se da questão-problema: “De que forma a resolução de problemas relacionados com o quotidiano da criança no ensino da Matemática contribui para o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico?” traçou-se uma metodologia adequada ao estudo em causa. Assim, os estudantes do 5.º ano foram desafiados a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos, mas também a desenvolver conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que foram construídos materiais didático-pedagógicos criativos como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos tendo sido fundamentais, não só para o envolvimento das crianças neste projeto, mas também para as estimular a desenvolver o gosto pela Matemática. No final deste trajeto tornou-se possível responder afirmativamente à questão de investigação mencionada anteriormente uma vez que existiram fortes indícios (obtidos através de diferentes instrumentos de recolha de dados) de que é possível o desenvolvimento da Educação Financeira através da resolução de problemas matemáticos em contexto e relacionados com o quotidiano da criança.porMatemáticaResolução de problemasEducação FinanceiraConstruir pontes entre a Matemática e a Educação Financeirajournal article