Sargo, SaraLiberato, PedroLiberato, Dália2023-07-172023-07-172019978-989–8928–14–6http://hdl.handle.net/10400.22/23255O estudo tem por objetivo contribuir para a literatura científica sobre o conhecimento das especificidades do público de Festivais Literários dentro do segmento do Turismo de Eventos. Pretende aferir a existência de um nicho de mercado de Festivais Literários, definir o perfil deste público, definir as caraterísticas da viagem, averiguar as motivações que os trazem ao evento, como classificam a sua experiência, averiguar o grau de satisfação que experienciam com o evento, avaliar as intenções de voltar e recomendar e por fim averiguar as relações que existem. O estudo está dividido em duas partes: uma revisão da literatura sobre a temática e um estudo empírico. Para o estudo empírico foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 226 participantes do festival literário entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2018. Os resultados do estudo demonstram que existe um nicho de mercado que é recorrente a este género de festivais, caracterizando-se por ser maioritariamente feminino, com habilitações superiores, possuir rendimentos acima da média e ser residente na região. O enriquecimento cultural é o motivo principal da sua deslocação. Este público atesta estar muito satisfeito com o evento em geral, especialmente com a organização e com os debates, e destaca a dimensão educativa da experiência.porTurismo de eventosEventos literáriosFestivais literáriosExperiência nos eventosTurismo de eventos: o caso do Festival Literário “Correntes d’Escritas, 2018”other