Hiney, AoifeLoureiro, Jéssica Alexandra Marques2025-08-262025-08-2620252025http://hdl.handle.net/10400.22/30326O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O presente relatório inicia com registo da observação realizado em 9 escolas diferentes em turmas do 2º ciclo, durante o ano letivo de 2024/2025. Na segunda parte, é apresentado o Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que se realizou no Agrupamento de Escola Escultor António Fernandes de Sá, na turma do 5ºA, entre outubro e junho de 2025. A terceira parte está dedicada ao projeto de investigação, que também foi realizado no âmbito do PES. O projeto de investigação visava investigar o potencial de prática vocal para o desenvolvimento de competências musicais nos alunos do ensino básico. A literatura académica demonstra o potencial da prática vocal para o ensino-aprendizagem de música. Portanto, o presente trabalho tinha como objetivo geral compreender o potencial impacto da prática vocal no desenvolvimento de competências musicais através de um projeto de investigação-ação. A realização de pré e pós-testes permitiu uma análise comparativa das competências rítmicas e melódicas, e os resultados demonstram que todos os alunos tiveram resultados iguais ou melhores entre os dois momentos de avaliação, sendo que observou-se uma tendência da melhoria.This internship report was developed in fulfillment of the requirements of the Masters in Music Education programme of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico do Porto. The report begins with an overview of a period of observation across 9 different schools during the 2024/2025 academic year, featuring classes from the 2nd cycle of primary education. The second part comprises the Internship Report of Teaching Practice (TP), which took place at the Agrupamento de Escola Escultor António Fernandes de Sá, with the 5ºA, from October 2024 to June 2025. The third and final part is dedicated to the research project which was conducted during teaching practice. The research project focused on the potential of singing for the development of musical skills among primary school pupils. The academic literature demonstrates the potential of singing for the teaching and learning of music. Thus, the primary aim of this project was to develop an understanding of the potential impact of vocal practice on the acquisition of musical skills through an action-research project. Pre- and post-tests allowed for a comparative analysis of rhythmic and melodic skills, and the results show that all of the participating students scored the same or higher between the two tests, with a greater tendency toward improvement.porEducação musicalPrática vocalCantoAprendizagem ativaMusic educationSingingVocal practiceActive learningHino à música: a prática vocal no 2º ciclo de Educação Musicalmaster thesis203997689