Jesus, ÂngeloGomes, Maria JoãoCunha, AgostinhoCruz, Agostinho2019-06-132019-06-132013Jesus, Â., Gomes, M. J., Cunha, A., & Cruz, A. (2013). Consistência interna da versão portuguesa reduzida do Web Based Learning Environment Inventory. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere, 1623–1634.http://hdl.handle.net/10400.22/13986A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspetos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objetivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. O presente estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e análise de consistência interna da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.porComputadoresEducaçãoAmbientes virtuais de aprendizagemEducação a distânciaConsistência interna da versão portuguesa reduzida do Web Based Learning Environment Inventoryconference object