Correia, Venceslau Manuel MagalhãesMartins, Rui Miguel Ferreira Alves2020-04-012022-11-222019http://hdl.handle.net/10400.22/15688Este relatório foi realizado no âmbito unidade curricular de Projeto/Dissertação do segundo ano do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O objetivo desta unidade curricular é a integração do estudante no mundo empresarial, efetuando um projeto numa empresa. O aluno tem como função atuar numa área em que a empresa, o estudante e a instituição de ensino estejam de acordo como sendo uma mais valia para todas as partes. A empresa onde efetuei o meu projeto, a Transportes Nogueira, sugeriu a área da gestão da manutenção. A realização deste projeto visa melhorar o sistema de planeamento de manutenção da oficina de pesados da empresa e ainda o armazém de peças. Dividiu-se o desenvolvimento do projeto em 3 partes distintas: o enquadramento da situação atual, a criação da ferramenta de planeamento de manutenção e no armazém. Inicialmente foi necessário recolher informação dos problemas encontrados na organização para que fosse possível atuar na área do planeamento. Nesse capítulo foi necessário a inclusão de uma situação de planeamento de manutenção atual, uma breve análise aos 2 tipos de manutenção efetuados e ainda um caso prático para que os procedimentos de manutenção ficassem bem explícitos. Com este caso foi possível detetar quais os problemas que, não só a oficina, mas também todo o sistema de manutenção, enfrentavam. Uma vez que existem três desfechos possíveis para uma anomalia detetada, foi necessário aprofundar quais os problemas que podem surgir dentro de cada um dos desfechos. Devido à existência de diversas falhas dentro de qualquer um dos três desfechos, foi iniciada a criação de uma ferramenta nova. Esta ferramenta colmatou todas as falhas detetadas e ainda foi possível a integração de outros sistemas dentro da mesma ferramenta, fazendo a ligação com os diversos departamentos da empresa, como por exemplo o departamento de tráfego. Para esta ferramenta foram criadas categorias de anomalias, para que existisse uma pré-seleção das viaturas a ser analisadas, conforme o tipo de anomalia/urgência. Uma vez que na ferramenta criada, tudo fica registado (criação da anomalia, tratamento da mesma, requerimento de efetuar em oficina externa, etc.) é possível encontrar um histórico de viaturas, umas das falhas mais graves detetadas. Uma vez que o armazém de peças seria uma das áreas que seriam afetadas e estariam direta e exclusivamente ligadas à oficina dos Transportes Nogueira, decidiu-se desenvolver uma forma de corrigir os problemas encontrados nesta área. Tal como no capítulo do planeamento das manutenções, foi elaborada uma análise detalhada aos diversos movimentos efetuados no armazém, assim como a todos os problemas encontrados. Por fim, criou-se uma ferramenta de gestão de entradas de armazém que, tal como no planeamento das manutenções, integrasse diversos departamentos, como o da contabilidade, para agilização de informação. Foi apresentada uma proposta de saídas de armazém com o intuito de automatizar este processo. Proposta essa que foi bem recebida e aplicada, tal como será descrito na parte final deste capítulo. Na última parte são apresentados dados contabilísticos que permitem afirmar que as duas vertentes do projeto tiveram forte impacto financeiro sob a contabilidade da empresa.This report was carried out within the scope of the Project / Dissertation course of the second year of the Master of Engineering and Industrial Management (MEGI), of the Porto Superior Institute of Engineering. The objective of this course is the integration of the student in the business world, making a project in a company. The role of the student is to work in an area where the company, the student and the educational institution agree as an asset to all parties. The company where I did my project, Transportes Nogueira, suggested the area of maintenance management. The realization of this project aims to improve the maintenance planning system of the company's truck workshop and the parts warehouse. The project development was divided into 3 distinct parts: the current situation framework, the creation of the maintenance planning tool and the warehouse. Initially it was necessary to gather information on the problems encountered in the organization so that it was possible to act in the area of planning. In this chapter it was necessary to include a current maintenance planning situation, a brief analysis of the 2 types of maintenance performed and a practical case to make the maintenance procedures very explicit. With this case it was possible to detect which problems, not only the workshop, but also the whole maintenance system was facing. Since there are three possible outcomes for a detected anomaly, it was necessary to delve into the problems that may arise within each of the outcomes. Due to several failures within any of the three outcomes, the creation of a new tool has started. This tool addressed all detected faults and it was also possible to integrate other systems within the same tool, making the connection with the various departments of the company, such as the traffic department. For this tool, anomaly categories were created, so that there was a pre-selection of the vehicles to be analyzed, according to the type of anomaly / urgency. Since in the tool everything is recorded (creation of the anomaly, treatment of it, requirement to perform in an external workshop, etc.) it is possible to find a history of vehicles, one of the most serious faults detected. Since the parts warehouse would be one of the areas that would be affected and would be directly and exclusively linked to the Transportes Nogueira workshop, it was decided to develop a way to correct the problems encountered in this area. As in the maintenance planning chapter, a detailed analysis was made of the various movements made in the warehouse as well as all the problems encountered. Finally, a warehouse entry management tool was created that, as in maintenance planning, integrated several departments, such as accounting, to streamline information. A proposal for warehouse exits has been submitted to automate this process. This proposal was well received and applied as will be described in the final part of this chapter. In the last part, accounting data are presented that allow us to state that both aspects of the project had a strong financial impact on the company's accounting.porManutençãoPlaneamentoIntervençãoFerramentaMovimentosMaintenancePlanningInterventionToolMovementsPlaneamento da manutenção de veículos pesados e gestão de peçasmaster thesis202343820