Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deTeixeira, Vasco Reis Moreira de Castro2019-09-192019-09-192019http://hdl.handle.net/10400.22/14655Dado o constante crescimento da área do turismo a nível internacional, consequentemente se tem registado um aumento da participação em atividades de turismo cultural. Tais atividades por definição não apresentam uma estrutura sólida, dependendo maioritariamente de decisões de circunstância do próprio participante. Ou seja, existe a necessidade de uma ferramenta que permita proporcionar uma melhor estruturação das suas atividades turísticas, assegurando uma melhor eficiência e eficácia no processo didático de aprendizagem de informação cultural. De forma a resolver o problema em questão, reconhece-se que uma solução de um jogo sério dedicado a auxiliar atividades turísticas culturais constituiria uma melhoria face às atuais soluções disponíveis no mercado com o mesmo propósito. O tema do projeto constitui o desenvolvimento de um jogo sério que, recorrendo à mecânica de Card Collecting e uso de sistemas de classificação automática de imagem, consiga auxiliar e promover atividades turísticas de caráter cultural, estando também associado um estudo das consequências e dinâmicas entre indivíduos e várias mecânicas de jogo interativas, com foco na experiência direta com o meio físico. São descritas as várias fases de desenvolvimento associadas ao projeto, assim como os processos utilizados para averiguar e testar a qualidade e cumprimento dos requisitos, acompanhados dos respetivos resultados. O jogo sério obtido na fase final do projeto revelou potencial na solução dos objetivos propostos, demonstrando um elevado valor de Qualidade Global calculado segundo o método de Avaliação Quantitativa (QEF).Given the sustained growth in international tourism, there’s a consequent increase in the number of participants in cultural tourism activities. Traditionally, such activities don’t present a solid well-defined structure, being mostly circumstance driven. Therefore, there’s a need of a tool that can provide a better structure and planning of the tourist’s activities, maximizing the effectiveness and efficiency of the cultural learning process. In order to solve this problem, the use of a Serious Game solution would represent an improvement comparing to the current solutions with an identical purpose available in the market. The project’s scope constitutes the development of a serious game that, by using a Card Collecting mechanic and image classification systems, can help and promote cultural tourism activities, accompanied by the study of several interactive game mechanics, focusing on its consequences and effects among individuals and a direct experience with their physical surroundings. There´s an analysis and description of the multiple development stages associated with the project, as well as the processes involved in quality testing and requirement fulfillment along with the corresponding results. The serious game obtained at the end stage of the project revealed to possess potential as a solution to the identified problem, presenting a high calculated value for its Global Quality level, as assessed with the Quantitative Evaluation Framework method.porJogos SériosTurismoClassificação Automática de ImagemCard CollectingSerious GamesTourismImage ClassificationAplicação de Mecânicas de Card Collecting em Jogos Sérios para o Turismomaster thesis202280004