Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deMarta, Maria Margarida CamposSilva, Sara Maria Maia2021-09-062021-09-0620212021http://hdl.handle.net/10400.22/18315O presente relatório apresenta a formação pedagógica, pessoal e social, desenvolvida pela docente durante o período de Prática Educativa Supervisionada (PES), nas valências dos contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e da Educação Pré-Escolar (EPE). O percurso formativo evidenciado ao longo do presente relatório,mobiliza um conjunto de saberes práticos em articulação com os referenciais teóricos e legais, sustentada numa postura indagadora, crítica e reflexiva, desenvolvida ao longo da prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento formativo da docente, potencializando a construção da sua identidade profissional. Sobrepondo, de forma transversal o saber ser, saber estar, saber fazer e saber transformar de um docente de perfil duplo. Através das ações pedagógicas desenvolvidas, privilegia-se e potencia-se um desenvolvimento holístico da criança, posicionando-a no epicentro da ação, considerando um paradigma assente numa perspetiva sócio-construtivista e numa metodologia ativa,com vista a um desenvolvimento pleno e significativo da criança, indo ao encontro das suas necessidades e interesses evidenciados,exercendo uma visão de escola inclusiva e de renovação pedagógica. Assim sendo, o processo investigativo sustenta-se numa Metodologia de lnvestigação Ação (MIA) onde a capacidade reflexiva e investigativa se encontra no centro das interações pedagógicas de natureza colaborativa, desenvolvidas ao longo da formação docente e no processo cíclico de observação,planificação,ação e reflexão,tendo por base a geração de práticas fundamentadas e transformadoras no contexto da ação educativa, adquirindo conhecimentos não só de carácter pedagógico mas pessoal, essenciais para a construção da identidade profissional docente.The document you are currently reading presents the pedagogical, personal, and social training developed by the teacher during the period of Supervised Educational Practice (SEP), in the contexts of Primary Education (PE) and Pre-School Education. The vocational journey evidenced throughout this report, gathers a set of practical knowledge in articulation with the theoretical and legal references, sustained by an inquiring, criticai and reflective attitude, developed throughout the educational practice, contributing to the professional development of the teacher,enhancing the construction of her professionalidentity. Overlapping, transversally, the knowing how to be,how to do and knowing how to transform in a double profile teacher. Through the pedagogical actions developed, a holistic development of the child is privileged and enhanced, placing the child at the epicenter of the action, considering a paradigm based on a social constructivist perspective and an active methodology, with a view to a full and meaningful development of the child, meeting their needs and interests, exercising a vision of inclusive school and pedagogical renewal. Therefore, the investigative process is based on a Research-Action Methodology (RIA) where the reflective and investigative capacity is at the center of pedagogical interactions of collaborative nature, developed throughout teacher training and in the cyclical process of observation, planning, action and reflection, based on the application of well-founded and transformative practices in the context of educational action, acquiring not only pedagogical knowledge but aiso personalknowledge,essentialforthe construction ofthe professional teacher identity.porPrática educativa supervisionadaCriançaParadigma sócio-construtivistaIdentidade profissionalMetodologias de lnvestigação-açãoSupervised educational practiceChildParadigm social-constructivismProfessional identityResearch-action MethodologyRelatório de Estágiomaster thesis202775755