Martins, Dora Cristina MoreiraFreitas, Jéssica Sofia Gomes de2024-12-062024-12-062024-10-28http://hdl.handle.net/10400.22/26678Atualmente, ao contrário de há algumas décadas, o ensino superior é acessível e desejado. Com a globalização, a revolução digital e as exigências de um mercado de trabalho em constante evolução, cada vez mais as pessoas procuram formação superior académica para garantir melhores oportunidades profissionais e pessoais. Neste cenário, a área de Gestão de Recursos Humanos (GRH) destaca-se como uma carreira promissora e essencial para sucesso das organizações. O ensino superior em GRH cada vez mais atraí estudantes que veem nesta área uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas dentro das organizações. A GRH tornou-se estratégica, focada em políticas de gestão de pessoas, cultura organizacional saudável e no alinhamento de práticas de RH com os objetivos de negócio. Consequentemente, esta transformação exige que os profissionais tenham não apenas habilitações técnicas, mas de compreensão das dinâmicas organizacionais, comportamento humano, gestão de talento e uso de tecnologia emergente. Esses conhecimentos são amplamente adquiridos através de formação superior, que oferece uma base teórica e prática necessária para lidar com a complexidade da função. Esta dissertação privilegia a metodologia exploratória de caráter qualitativo, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada. Foram realizadas 13 entrevistas a estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Recursos Humanos (LRH), do ISCAP. A análise e o tratamento dos dados foram efetivados com recurso à análise de conteúdo e categorização da informação. Os resultados indicam que os estudantes partilham uma visão semelhante sobre a imagem socio-profissional da área, baseada na ideia de que a GRH se foca, sobretudo, na administração dos colaboradores, ajudando tanto as pessoas quanto a empresa a atingirem os seus objetivos, enquanto mantêm um ambiente de trabalho saudável. Já, as razões pelas quais escolheram esta área, bem como as expectativas em relação ao futuro no mercado de trabalho, variam entre os estudantes. Os resultados obtidos sugerem pistas de investigação futura e contribuem para que a área de RH ganhe mais destaque, tanto no meio académico como na intervenção organizacional.Today, unlike a few decades ago, higher education is accessible and desirable. With globalization, the digital revolution and the demands of a constantly evolving job market, more and more people are seeking higher education to ensure better professional and personal opportunities. In this scenario, the area of Human Resources Management (HRM) stands out as a promising and essential career for the success of organizations. Higher education in HRM is increasingly attracting students who see this area as an opportunity to contribute to the development and well-being of people within organizations. HRM has become strategic, focusing on people management policies, a healthy organizational culture and the alignment of HR practices with business objectives. Consequently, this transformation requires professionals to have not only technical skills, but also an understanding of organizational dynamics, human behaviour, talent management and the use of emerging technology. This knowledge is largely acquired through higher education, which provides the theoretical and practical basis needed to deal with the complexity of the job. This dissertation focuses on an exploratory, qualitative methodology, using the semi-structured interview technique. Thirteen interviews were carried out with 1st year students of the Human Resources Degree (HRD) at ISCAP. The data was analyzed and processed using content analysis and information categorization. The results indicate that the students share a similar view of the socio-professional image of the area, based on the idea that HRM focuses above all on managing employees, helping both people and the company to achieve their goals while maintaining a healthy working environment. On the other hand, the reasons why they chose this area, as well as their expectations for the future in the job market, vary between the students. The results obtained suggest avenues for future research and contribute to the area of HR gaining more prominence, both in academia and in organizational intervention.porGestão de recursos humanosImagem socio-profissional da (G)RHLicenciados em recursos humanosSaídas profissionais em GRHHuman resources managementProfessional opportunities in HRMSocio-professional image of (G)HRGraduates in human resourcesA imagem socio-profissional da (G)RH: a perspetiva dos estudantes do 1º ano de Licenciatura em RH do ISCAPmaster thesis203748212