Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaGraça, Vânia Gabriela DiasDias, Joana Ortigão de Oliveira MatosNunes, Ana Sofia Almeida2023-11-142023-11-1420232023http://hdl.handle.net/10400.22/23905O presente Relatório de Estágio espelha as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, sendo esta condição necessária à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido será evidenciado como foi edificado o percurso formativo da mestranda, especificando-se o progresso da construção da identidade profissional de perfil duplo, sob uma perspetiva crítica e reflexiva, articulando os construtos teóricos e legais, na procura de uma prática inovadora assente numa perspetiva socioconstrutivista. Realça-se a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão de um leque de ações experienciadas que colocaram os conhecimentos da mestranda à prova, proporcionando uma reflexão minuciosa e crítica, sustentada pela utilização da Metodologia de Investigação-Ação (IA). Procurou-se, por isso, a construção de práticas educativas que fossem ao encontro do quadrinómio interesses/motivações/necessidades/dificuldades das crianças, para o desenvolvimento holístico da criança. Face ao referido, faz-se alusão ao trabalho colaborativo, uma vez que existiu uma constante partilha de conhecimento com todos os atores do processo educativo, procurando envolver a comunidade educativa e as famílias. Por sua vez, pressupõe-se que este documento alcance refletir e transmitir o leque de emoções, evoluções e aprendizagens decorrentes durante a PES, pautada pela promoção de uma educação centrada na aprendizagem das crianças, com o intuito de um vitalício crescimento e amadurecimento de um perfil de docente duplo que se encontra em permanente construção.This Internship Report reflects the learning experiences of the curricular unit Supervised Educational Practice (PES), included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, in the School of Education of Porto, which is a necessary condition for obtaining the Master's degree. In this sense, it will be highlighted how the master's educational path was built, specifying the progress of the construction of the dual profile professional identity, from a critical and reflective perspective, articulating the theoretical and legal constructs, in the search for an innovative practice based on a socio-constructivist perspective. We highlight the observation, planning, assessment and reflection of a range of experienced actions that put the knowledge of the master's student to the test, providing a thorough and critical reflection, supported by the use of the Action-Research Methodology (AI). Therefore, we sought to build educational practices that met the quadrinomial interests/motivations/needs/difficulties of children, for the holistic development of the child. In view of the above, allusion is made to collaborative work, since there was a constant sharing of knowledge with all the players in the educational process, seeking to involve the educational community and families. In turn, it is assumed that this document reflects and transmits the range of emotions, developments, and learning that took place during the SEP, guided by the promotion of an education centered on children's learning, with the intention of a lifetime of growth and maturation of a dual teacher profile that is under permanent construction. Keywords: Construction of Teacher Identity; Child; Action Research; SupervisedporConstrução da identidade docenteCriançaInvestigação-açãoPrática educativa supervisionadaConstruction of teacher identityChildAction researchSupervised educational practiceRelatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunesmaster thesis203394402