Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaCosta, Gustavo Miguel Beça Rodrigues da2017-03-102017-03-102011http://hdl.handle.net/10400.22/9593Esta tese aborda estratégias composicionais centradas na formalização de processos musicais que envolvam o indeterminismo em vários graus. Partindo da definição de algoritmo e composição algorítmica, é efectuado um resumo histórico da utilização de processos formais na música, com vista a poder formular um sistema composicional personalizado. Este sistema é definido pelo processo interactivo entre compositor, instrumentista e programador musical, que criam assim uma ligação flexível. A flexibilidade desta ligação, expressa musicalmente por obras que possuem características adaptativas a tempos e espaços distintos, é conseguida através da interferência humana, em pontos distintos e em diferentes graus, ao longo do processo de criação musical.This thesis addresses compositional strategies focused on formalizing musical processes involving indeterminism in varying degrees. Starting from the definition of algorithm and algorithmic composition, it is made a historical overview of the use of formal procedures in music in order to be able to formulate a compositional system customized. The system is defined by the interactive process between composer, performer and programmer, thus creating a flexible bond. The flexibility of this connection, expressed musically by the works that have adaptive features to different times and spaces, is achieved through human interference at different points and in different degrees, throughout the process of musical creation.porComposição algorítmicaIndeterminismoSistemas de improvisaçãoAlgorithmic compositionIndeterminismImprovisation systemsIntervenção humana nos processos de composição algorítmica: estratégias de controlo sobre o indeterminismomaster thesis