Costa, Eduardo José Rego Gil daSilva, Tiago Filipe Ribeiro da2022-12-022023-10-032022http://hdl.handle.net/10400.22/21140Do ponto de vista estratégico, a HIDMA pretende destacar-se no mercado de prestação de serviços de hidráulica e automação. Nesse sentido, a organização trabalha diariamente com intuito de criarem pontos de diferenciação, que permitam alcançar distinção e vantagens competitivas na sua área de atuação. Particularmente, a empresa visa focar-se na melhoria contínua, ambicionando atingir uma especialização e profissionalismo inigualáveis, com uma velocidade de resposta elevada, com qualidade e exigência máximas e com a garantia de satisfação do valor produzido, na perspetiva dos clientes. Enaltece-se que o ótimo e pleno funcionamento da empresa é dependente das relações e processos interdepartamentais, sendo que será nessa vertente que se procura inserir a cultura Lean e as suas ferramentas, como a Gestão Visual, 5S, Standard Work e mecanismos Poka-Yoke. A presente dissertação retrata o trabalho realizado neste contexto profissional, visando a melhoria contínua dos processos interdepartamentais, focando nos processos que envolvem o Departamento de Assistência Técnica, que culminará, em termos de resultados práticos, numa melhor prestação dos serviços técnicos, das relações interdepartamentais e, consequentemente, numa maior satisfação do cliente. Com os fundamentos apresentados, e com posterior implementação dos mesmos, é expectável obterem-se e visualizarem-se resultados práticos, como uma maior e melhor organização do trabalho, verificando-se uma redução e eliminação dos desperdícios inerentes aos seus processos interdepartamentais, conduzindo à perspetiva pretendida de melhoria contínua.From a strategic point of view, HIDMA intends to stand out in the hydraulic and automation services market. In this sense, the organization works daily in order to create points of differentiation, which allow it to achieve distinction and competitive advantages in its area of operation. In particular, the company aims to focus on continuous improvement, aiming to achieve unparalleled specialization and professionalism, with a high speed of response, with maximum quality and demand and with the guarantee of satisfaction of the value produced, from the perspective of customers. It is emphasized that the optimal and full functioning of the company is dependent on interdepartmental relationships and processes, and it will be in this aspect that we seek to insert the Lean culture and its tools, such as Visual Management, 5S, Standard Work and Poka-Yoke mechanisms. The present dissertation portrays the work carried out in this professional context, aiming at the continuous improvement of interdepartmental processes, focusing on the processes that involve the Technical Assistance Department, which will culminate, in terms of practical results, in a better provision of technical services, interdepartmental relations and, consequently, in greater customer satisfaction. With the presented fundamentals, and with their subsequent implementation, it is expected to obtain and visualize practical results, such as a greater and better organization of work, verifying a reduction and elimination of waste inherent to its interdepartmental processes, leading to the intended perspective of continuous improvement.porDistinçãoMelhoria ContínuaProcessos InterdepartamentaisLeanServiçosDistinctionContinuous ImprovementInterdepartmental ProcessesServicesAplicação de metodologias Lean na melhoria dos processos interdepartamentais numa empresa de projeto hidráulico e de automaçãomaster thesis203087011