Carvalho, Maria Manuela Martins deVieira, Carina Inês Moreira2024-11-262024-09-03http://hdl.handle.net/10400.22/26486A Brisa encetou vários projetos sob o tema pavimentos sustentáveis, no qual se enquadra o presente trabalho, e que se inserem no âmbito da estratégia de sustentabilidade e implementação do conceito de economia circular no seu setor da pavimentação. Na Brisa, a reutilização de misturas betuminosas recuperadas (RA) de pavimentos demolidos tem sido realizada, principalmente, através da substituição do material granular aplicado em camadas não ligadas dos pavimentos ou, em camadas betuminosas de base e ligação (até 15 %). Contudo, os trabalhos de manutenção dos pavimentos da rede Brisa ocorrem essencialmente na camada de desgaste (95 % da área intervencionada em 2023) o que limita a potencial utilização das misturas betuminosas recuperadas. Dentro deste contexto o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a viabilidade e a influência da reutilização de 20 % de RA, proveniente de uma camada de desgaste em betão betuminoso drenante em fim de vida útil, numa nova camada de desgaste em betão betuminoso rugoso. Para se concretizar o objetivo definido foram estudadas onze misturas betuminosas do tipo AC 14 Surf (BBr), que na sua constituição utilizaram, duas RA de proveniência distinta (fração 8/16 mm), dois betumes modificados com polímeros (PMB) e dois aditivos rejuvenescedores distintos: (i) aditivo sólido com rejuvenescedor adicionado por via seca à mistura betuminosa e (ii) um aditivo rejuvenescedor incorporado no betume pelo respetivo fornecedor. O estudo considerou a avaliação do comportamento mecânico e funcional das misturas betuminosas, fabricadas em laboratório, aplicadas em trechos experimentais e em trechos piloto em autoestrada. Foi ainda efetuada a avaliação da influência dos aditivos no comportamento do betume extraído das misturas betuminosas. O estudo permitiu concluir que a reutilização de 20 % de RA numa mistura betuminosa com caraterísticas de desgaste para autoestrada é exequível face à tecnologia de produção de misturas betuminosas disponível em Portugal, com comportamento mecânico e funcional equivalente a uma mistura betuminosa rugosa produzida apenas com materiais virgens.Brisa has initiated several sustainable paving projects, including this study, as part of its sustainability strategy and the implementation of the circular economy concept in the paving sector. At Brisa, the reuse of reclaimed asphalt (RA) from demolished road pavements was mainly done by replacing aggregates used in granular layers of road pavements or in bituminous base and binder courses (up to 15 %). However, maintenance work on the Brisa network's pavements takes place mainly in the wearing course (95 % of the area rehabilitated in 2023), which limits the potential use of reclaimed asphalt. With this in mind, the main objective of this study is to assess the feasibility and influence of reusing 20 % of the RA from an end-life porous asphalt used in the wearing course in a new gap-graded bituminous mixture used as a wearing course. In order to achieve the defined objective, eleven AC 14 Surf (BBr) bituminous mixtures were studied, containing in their composition two RA of different origin (fraction 8/16 mm), two polymermodified bitumen’s (PMB) and two different rejuvenating additives: (i) a solid additive with rejuvenating agent added to the bituminous mixture by the dry process and (ii) a rejuvenating additive added to the bitumen by the respective supplier. The study evaluated the mechanical and functional behaviour of bituminous mixtures produced in the laboratory and used in test sections and pilot sections on highways. It also evaluated the influence of additives on the behaviour of bitumen extracted from bituminous mixtures. The study concluded that the reuse of 20 % RA in a bituminous mixture with wear properties for highways is feasible given the technology available in Portugal for the production of bituminous mixtures, with a mechanical and functional behaviour equivalent to that of a gap-graded bituminous mixture produced only from virgin materials.porHighwaysSustainable PavementsReclaimed AsphaltRejuvenatorsCircular EconomyAutoestradasPavimentos SustentáveisMisturas betuminosas recuperadasRejuvenescedoresEconomia circularReutilização de misturas betuminosas recuperadas em camadas de desgaste de autoestradasReuse of reclaimed asphalt in highway wearing coursesmaster thesis203732340