Urbanetz, Sandra TerezinhaRomanowski, Joana PaulinC. Viegas, M.Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski2022-05-022022-05-022021Terezinha Urbanetz, S., Paulin Romanowski, J., Viegas, M. C., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2021). A formação de professores para a educação profissional e tecnológica. Revista Diálogo Educacional, 21(71). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/287701981-416Xhttp://hdl.handle.net/10400.22/20436As pesquisas e discussões em formação de professores assumem importância por se constituírem preocupação constante das políticas públicas, programas, planos de Governo e reformas educacionais. O reconhecimento de que a formação de professores se articula com o desenvolvimento profissional e favorece a melhoria da educação é proclamado por inúmeros pesquisadores, o que exige a permanente reflexão e divulgação das pesquisas realizadas. Esse dossiê ao eleger como tema “A formação de professores para a educação profissional e tecnológica” se soma ao movimento de debates, análises e ponderações e possibilidades da formação docente para essa modalidade educativa. A proposta desse Dossiê é gerada diante da expansão da oferta de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, especialmente a partir da implantação dos Institutos Federais, que ampliaram a oferta de cursos desde a formação inicial até a pós- graduação. Com efeito, a preocupação com a formação dos professores para atuar em EPT é uma questão central no exame de sua configuração pedagógica.porFormação de professoresEducação profissional e tecnológicaFormação de Professores para a Educação ProfissionalEnsino profissionalA formação de professores para a educação profissional e tecnológicaTeacher training for professional and technological educationjournal article10.7213/1981-416X.21.071.AP01