Silva, Pedro Alexandre Sousa eCosme, Sofia Ferreira da Silva2017-12-072017-12-072017-11-25http://hdl.handle.net/10400.22/10574A flauta transversal barroca não é muito conhecida no meio musical. Ainda não foram feitos todos os estudos e toda a investigação necessários à compreensão de todo o seu funcionamento em termos acústicos. Tentou-se, com este estudo, conhecer um pouco melhor a tendência evolutiva do Traverso ao longo dos séc. XVII e XVIII, tanto na sua furação interna e outras características da sua construção como no seu comportamento acústico a vários níveis. Analisou-se também brevemente a evolução da escrita musical para o traverso nesse período e falou-se da visão de flautistas e construtores sobre a autenticidade na interpretação historicamente informada.The baroque flute is still not very well known in the musical world. There’s still a lot to learn about it’s acoustical performance and way of function, and plenty of investigation left to do in this area, with new technologies already available. With this study I tried to learn more about the tendencies in the acoustic evolution of three different traversos and the way they were made, and also how the way to write music for them evolved as well during that same period. This work tried to restart the theme of the search for authenticity in Early Music performances.porTraversoFlauta barrocaGrenserJ. H. RottenburghHotteterreMúsica antigaBaroque fluteBaroque musicAs flautas transversais de uma chave nos séc. XVII e XVIII: estudo comparativo teórico-prático entre os traversos Hotteterre, Grenser e J. H. Rottenburgh: panorama evolutivo das características da música da mesma época escrita para estes instrumentosmaster thesis201770539