Pinto, Arnaldo Manuel GuedesCunha, José Pedro Castro2019-09-182022-07-152019http://hdl.handle.net/10400.22/14643Nos últimos anos tem sido cada vez maior a preocupação com o cumprimento das metas estabelecidas para as emissões de carbono equivalente. Uma vez que os veículos pesados de transporte de passageiros contribuem de uma forma bastante relevante para estas emissões, torna-se relevante a substituição dos motores de combustão interna por motorizações mais eco-friendly, dentro das quais se incluem os autocarros elétricos. Estes veículos apresentam como principal limitação a sua reduzida autonomia. Dado que o peso do veículo tem influência direta na autonomia, os clientes de autocarros são cada vez mais exigentes com o valor da tara apresentado pelos fabricantes. Este trabalho teve por objetivo a redução em 2% da tara de um autocarro elétrico. Para alcançar este objetivo foi necessário, numa primeira fase, realizar uma análise pormenorizada do veículo em estudo. Para tal efetuou-se um levantamento dos componentes que o constituem e dos respetivos pesos e materiais utilizados, com o objetivo de selecionar os mais passíveis de alteração no âmbito deste trabalho. Verificou-se ainda que o peso da carroçaria é o que mais contribui para a tara do mesmo. Posteriormente a esta análise, desenvolveram-se várias propostas de redução de peso, que assentaram principalmente em dois tipos de alterações: mudança do material utilizado para um mais “leve” e/ou a alteração da geometria do componente. Por fim, sendo necessário garantir a conformidade das propostas, recorreu-se ao software Solidworks, mais propriamente ao módulo de simulação, que permitiu realizar uma análise de elementos finitos nos componentes selecionados. O Solidworks foi uma ferramenta essencial no desenvolvimento deste trabalho permitindo perceber como os componentes se conectavam, tornando a análise do veículo mais expedita e com o modulo de simulação disponível no mesmo, foi possível realizar a validação teórica das propostas. No âmbito deste trabalho, com as soluções propostas, foi alcançada uma redução da tara do autocarro em estudo na ordem dos 2,87%.In recent years, there has been increasing concern about meeting the targets set for carbon-equivalent emissions. Since heavy passenger vehicles make a significant contribution to these emissions, it is relevant to replace internal combustion engines with more eco-friendly engines, which include electric buses. The major limitation of these vehicles is their reduced autonomy. This factor has led bus customers to become increasingly demanding with the value of the tare weight presented by the manufacturers, since the weight of the vehicle has a direct influence on the autonomy. The goal of this work was to reduce the tare weight of an electric bus by 2%. In order to do that, a detailed analysis of the vehicle under study was carried out. Therefore, we analyzed the materials and weights of the components that constitute the vehicle. This study allowed us to understand their influence in the weight of the vehicle and select which ones we need to change. It was observed that the weight of the bus body is the most contributing factor to the tare weight of the bus. After this analysis, several proposals of weight reduction were developed, which were based mainly on two types of alterations: change of the material used for a more "light" and/or the alteration of component geometry. Finally, to ensure the conformity of the proposals, we used the Solidworks simulation module software, which allowed to perform a finite element analysis on the selected components. Solidworks was an essential tool in the development of this work enabling us to understand how the components connected to each other, allowing a more expedite vehicle analysis and, with the simulation module, it was possible to carry out the theoretical validation of the proposals. With the proposed solutions, it was achieved 2.87% reduction in the bus tare weight.porAutocarros elétricosRedução de pesoAutonomiaMateriais levesMudança de geometriaElementos finitosElectric busWeight reductionRange per chargeLightweight materialsGeometry changeFinite elementsProposta de redução de peso de um veículo pesado elétrico de transporte de passageirosmaster thesis202279936