Lamas, Maria C.Lago, Carla2023-05-092023-05-092019Maria C Lamas & Carla Lago. (2019). Introdução da microbiologia no quotidiano de crianças do ensino básico. Ensinar de forma dinâmica e contextualizada. Livro de Resumos: XVIII ENEC | III ISSE Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, 65–66. https://doi.org/10.24840/978-989-746-198-9978-989-746-198-9http://hdl.handle.net/10400.22/22777O ensino sobre microrganismos, independentemente do fascínio e da relevância que possa suscitar, é quase sempre abordado no 1º ciclo do Ensino básico de forma teórica, abstrata e descontextualizada. O que torna o seu ensino pouco compreensível e incapaz de romper as conceções pré-formadas (Jacobucci & Jacobucci, 2009; Barberán et al, 2016). Nesta perspetiva deverá ser objetivo do professor providenciar alguns contributos ou estabelecer parcerias funcionais para o desenvolvimento de atividades mais enriquecedoras e participadas.porMicrobiologiaEnsino básicoMicrorganismoEnsino experimentalIntrodução da microbiologia no quotidiano de crianças do ensino básico. Ensinar de forma dinâmica e contextualizadaconference object10.24840/978-989-746-198-9