Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosMata, Isabel Taboada da2018-08-222018-08-2220182018http://hdl.handle.net/10400.22/11834O presente relatório de estágio apresenta-se como o resultado das reflexões que emergiram em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. Este contempla as vivências e aprendizagens concretizadas nestes dois níveis de Educação. Neste documento estão edificados os pressupostos teóricos e legais que sustentaram as práticas educativas e consequentemente consolidaram um conjunto de saberes científicos que articulados a uma atitude investigativa, crítica e reflexiva promoveram o desenvolvimento de competências fundamentais para o desenvolvimento do profissional docente. Partindo destes conhecimentos teóricos e refletindo sobre as características do contexto, optou-se pela metodologia de investigação-ação, como potenciadora e/ou facilitadora de um desenvolvimento mais assente em estratégias reflexivas e intencionais criando oportunidades de resolução de problemas emergentes da prática. Assim, a sua característica cíclica baseada em processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação permitiram à docente em formação transformar e colmatar problemas que emergiram da prática. Analisando as intervenções realizadas assumiu-se uma metodologia construtivista onde a criança é o centro de todo o processo educativo, sendo capaz de construir os seus próprios conhecimentos e aprendizagens de uma forma significativa. Neste processo, o profissional docente adquire o papel de orientador para o processo de aprendizagem de uma forma integradora e integrada. O trajeto formativo explanado neste documento permitiu a construção de um perfil duplo assente num processo de reflexão e colaboração constante e que se revelaram fundamentais quer para o desenvolvimento profissional quer para o desenvolvimento pessoal da docente em formaçãoThe present internship report is presented as the result of the reflections that emerged in the context of the pre-school and primary education stage of the 1st Cycle of Basic Education within the scope of the Supervised Educational Practice course. This contemplates the experiences and learning achieved in these two levels of Education. In this document are built the theoretical and legal assumptions that underpinned the educational practices and consequently consolidated a set of scientific knowledge that articulated to a critical, reflexive and investigative attitude promoted the development of fundamental skills for the development of the teaching professional. Based on this theoretical knowledge and reflecting on the characteristics of the context, the research-action methodology was chosen as a potentiator and / or facilitator of a development based on reflexive and intentional strategies, creating opportunities to solve emerging problems of practice. Thus, its cyclical characteristic based on processes of observation, planning, action, reflection and evaluation allowed the teacher in training to transform and fill problems that emerged from the practice. Analyzing the interventions carried out, a constructivist methodology was adopted where the child is the center of the entire educational process, being able to construct his own knowledge and learning in a significant way. In this process, the teaching professional acquires the role of guiding the learning process in an integrative and integrated way. The training path explained in this document allowed the construction of a double profile based on a process of constant reflection and collaboration, which proved to be fundamental both for the professional development and for the personal development of the teacher in training.porConstrutivismoCriançaEducaçãoMetodologia de investigação-açãoPrática Educativa SupervisionadaConstructivismChildEducationAction Research MethodologySupervised Educational PracticeRelatório de Estágiomaster thesis201976994