Silva, SusanaCalheiros, Leonor Viterbo Cruz Lage2021-12-142021-12-142021-11-26http://hdl.handle.net/10400.22/19067Dissertação de mestradoA implementação de práticas sustentáveis tem ganhado força em todas as áreas do Turismo, nomeadamente na Hotelaria. De facto, com a mudança de mentalidades e com o aumento da preocupação relativamente ao futuro e à sustentabilidade, as unidades hoteleiras estão-se a ver confrontadas com uma nova realidade, com clientes mais conscientes e exigentes e, consequentemente, com a necessidade de adaptação. Assim, este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo compreender a importância das práticas sustentáveis nos hotéis de 4 estrelas da região Norte e, simultaneamente, trazer um contributo prático para o setor do Turismo. Neste estudo, foi implementada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas, dirigidas às unidades hoteleiras de 4 estrelas da região Norte de Portugal, de modo que se conheça a implementação ou não de práticas sustentáveis, a valorização que lhe atribuem e de que forma estas últimas são utilizadas, com uma dimensão de Marketing, pelas empresas, para atrair potenciais clientes. A definição da amostra teve em consideração a saturação teórica, tendo o tratamento e a análise dos dados obtidos sido realizado a partir da transcrição de todas as entrevistas. Os resultados finais desta investigação evidenciaram que as unidades hoteleiras se encontram já a revelar preocupações com a sustentabilidade e a alterar o seu modo de atuação, na medida em que têm sido implementadas práticas sustentáveis. Contudo, existem obstáculos a esta ação devido à falta de incentivos e de apoio aos investimentos iniciais necessários. Além disso, foi possível, também, concluir que a presença online possui um papel fulcral e essencial para a atração de clientes, sendo que estes, no entanto, não dão preferência a uma unidade hoteleira pelo trabalho que esta realiza a nível da sustentabilidade, mas sim pelos preços praticados. Assim, a posse de certificação por parte dos hotéis, no que concerne o mercado nacional, não representa uma vantagem competitiva. Por fim, este estudo permitiu compreender que se tem verificado um aumento da valorização da sustentabilidade e da preocupação com os impactos da atividade da indústria hoteleira e, consequentemente, um crescimento da consciencialização por parte dos clientes, do staff e dos próprios hotéis, demonstrando uma maior disponibilidade por parte das unidades hoteleiras para se tornarem uma indústria mais responsável.The implementation of sustainable practices has been gaining strength in all areas of Tourism, particularly in the hospitality industry. In fact, with the change in attitudes and the increased concern about the future and sustainability, hotel units are being faced with a new reality, with more aware and demanding customers and, consequently, with the need to adapt. Therefore, this research work has as main goal to understand the importance of sustainable practices in 4-star hotels in the North region and, simultaneously, to make a practical contribution to the Tourism sector. A qualitative methodological approach was implemented in this research, based on semi-structured interviews, addressed to 4-star hotels in the North region of Portugal, in order to learn about the implementation or not of sustainable practices, the value they give to it and how these are used, with a marketing dimension, by companies, to attract potential customers. The definition of the sample took into consideration the theoretical saturation, with the treatment and analysis of the data obtained carried out from the transcription of all the interviews. The final results of this research showed that hotel units are already showing concerns about sustainability and changing the way in which they act, as sustainable practices have been implemented. Nevertheless, there are obstacles to this action, due to the lack of incentives and support for the necessary initial investments. Moreover, it was also possible to conclude that online presence has a decisive and essential role in attracting customers, yet they do not give preference to a hotel unit for the work it does in terms of sustainability, but for the prices charged. Thus, the possession of a certification by hotels, in relation to the national market, does not represent a competitive advantage. Lastly, this research enabled the understanding that there has been an increase in the appreciation of sustainability and concern with the impacts of the hospitality industry's activity and, consequently, an increase in awareness by clients, staff and hotels themselves, demonstrating a greater willingness by hotels to become a more responsible industry.porSustentabilidadeHotelariaRegião Norte de PortugalEstratégia de marketingSustainabilityHospitalityNorth region of PortugalMarketing strategyA importância das práticas sustentáveis e a sua utilização como estratégia de marketing nos hotéis de 4 estrelas da região Norte de Portugalmaster thesis202811379