Faria, Paula Cristina TrocadoRaposo, Ana Raquel Oliveira2021-03-032021-03-032021-01-20http://hdl.handle.net/10400.22/17249Introdução: A Teleprática é um recurso na avaliação e intervenção em várias áreas, nomeadamente na terapia da fala. Os cuidadores são reconhecidos pelos terapeutas como elementos principais da intervenção terapêutica. As sessões de teleprática , a partir do contexto familiar, parecem ser a oportunidade ideal para promover a participação dos cuidadores na terapia. Objetivo: Descrever e caracterizar a perspetiva dos cuidadores de crianças em idade pré-escolar face à utilização da teleprática na terapia da fala e ao seu contributo para o processo terapêutico. Métodos: estudo observacional-descritivo, qualitativo e transversal. Divulgação pela rede de contactos da investigadora e efeito bola de neve, com recolha de dados efetuada por entrevista semiestruturada online. Participaram 18 cuidadores de crianças em idade pré-escolar da região norte. Posteriormente, realizou-se análise de conteúdo com definição de categorias à posteriori. Resultados: A perspetiva dos cuidadores apontou vantagens e desvantagens inerentes à teleprática, e também o aumento da sua participação nas etapas do processo terapêutico. Os cuidadores revelaram progressos quanto à sua perspetiva, face aos resultados obtidos com o aumento da sua participação pela teleprática. Conclusão: A perspetiva dos cuidadores relativamente à utilização da teleprática na terapia da fala é positiva e parece advir do aumento da sua participação, mesmo sendo só um mediador.porTelepráticaTerapia da FalaPráticas Centradas na FamíliaPerspetiva dos CuidadoresPerspetiva dos cuidadores face à utilização da Teleprática na Terapia da Falamaster thesis202641457