Braga, Inês2023-10-232023-10-232020978-989-26-1890-6http://hdl.handle.net/10400.22/23730A Literacia da informação (LI) é definida como a capacidade que um indivíduo tem de perceber quando e como necessita de obter informação, onde encontrá-la, avaliá-la, usá-la e comunicá-la eticamente (CILIP, 2012). Apresenta-se um Projeto de Formação, numa biblioteca escolar, realizado com turmas de 10º ano e cujos objetivos são dotar os alunos de competências de LI úteis para a realização de trabalhos académicos e tornar a biblioteca mais visível. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, sendo as técnicas de recolha de dados um questionário e uma entrevista. Procedeu-se a um estudo de utilizadores e foi concebido e aplicado um programa de formação para os alunos. Os resultados da avaliação sobre LI, após a formação, são bons mas demonstram que a ação formadora deve ser continuada. Assim, a LI deve ter uma integração explícita e formal no currículo, contando com a interação de alunos, docentes, bibliotecários e responsáveis pela Educação que viabilizem proativamente programas de LI.porLiteracia da InformaçãoFormaçãoBiblioteca escolarAlunosCompetênciasNa onda da boa in/formação: a biblioteca escolar não é invisível e interage com os alunosbook part10.14195/978-989-26-1891-3