Ribeiro, Deolinda2018-11-202018-11-202014978-989-8655http://hdl.handle.net/10400.22/12234O que neste texto se explora é a visão de um contexto sobre os percursos de formação profissional que, mais não é do que a visão de um ponto ou um ponto de visão, tal como definiu Sá-Chaves (2010) ao reflectir ao conceito de supervisão. A visão aqui apresentada foi construída através do vaivém sistemático entre a experimentação e a reflexão sobre os processos de formação profissional de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, desenvolvidos no contexto da autora deste texto. Como forma de delimitar o campo de reflexão, o enfoque é colocado na iteração formativa entre escola de formação e centros de prática, dois contextos que, através do encontro das suas culturas em colaboração, criam espaços de construção e reconstrução de trajectórias de formação profissional docente.porFormação profissionalEstratégias reflexivasSupervisão pedagógicaColaboração escola de formação - escola de práticaPercursos de Formação Profissional: Visões de um Contextobook part