Barros, SílviaLeal, Teresa2016-11-072016-11-0720111138-1663http://hdl.handle.net/10400.22/8617Este estudo teve como objectivo principal descrever a qualidade de 110 salas de creche do distrito do Porto, frequentadas por crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses, com base na utilização da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Revista (ITERS-R). Verificou-se que 39% das salas observadas revelaram possuir uma qualidade mínima (i.e., os serviços davam resposta a necessidades de guarda e, em pequeno grau, a necessidades de desenvolvimento básicas) e que as restantes salas podiam ser consideradas de qualidade pobre. Os resultados apontam para a necessidade de se reflectir acerca da educação e dos cuidados em contexto de creche e de se efectuar um investimento no sentido de se promover a sua qualidade.The main purpose of this study was to describe the quality of 110 day care classrooms for toddlers in the District of Porto, as assessed by the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised (ITERS-R). Results showed the existence of minimal quality in 39% of the classrooms (which means centers met custodial care needs and to small degree met basic developmental needs) and poor average quality in 61%. These results suggest a real need to discuss early education and care and to invest in the promotion of child care quality.porQualidadeEducação de infânciaCrecheDimensões da qualidade das salas de creche do distrito do PortoQuality dimensions of day care classrooms in the district of Portojournal article