Cameira, Maria João2021-03-222021-03-2220182184-710Xhttp://hdl.handle.net/10400.22/17596Este artigo pretende refletir sobre o reconhecimento e valorização da escrita feminina no século XX, centrando a sua atenção nas três poetas de Poesia 61: Fiama Hasse Pais Brandão, Maria Teresa Horta e Luiza Neto Jorge. A análise de traços comuns a estas três linguagens - a reflexividade poética, a intertextualidade e o erotismo – pretende demonstrar como estes mesmos aspetos são tratados de forma distinta, diferenciando-as entre si e singularizando a sua linguagem poética. Referindose aos antecedentes literários da escrita feminina do século XX, estudo contribui para realçar a importância decisiva destas três autoras na poesia de autoria feminina do século XX.The purpose of this article is the recognition and appreciation of feminine writing in the twentieth century, focusing its attention on the three poets of Poesia 61: Fiama Hasse Pais Brandão, Maria Teresa Horta and Luiza Neto Jorge. The analysis of the common traits to these three languages - poetic reflexivity, intertextuality and eroticism - intends to show how these same aspects are treated in different ways, by differentiating them from each other and by distinguishing their poetic language.porPoesia 61IntertextualidadePoesia femininaReflexividade poéticaFiama Hasse Pais BrandãoLuiza Neto JorgeMaria Teresa HortaErotismoPoetry 61intertextualityEroticismFeminist poetryPoetic reflexivityA problemática da escrita feminina no século XX: As três poetas de Poesia 61journal article10.34630/polissema.vi18.3197