Silva, Sara Aboim daAmorim, Sara Santos2024-12-132024-12-1320242024http://hdl.handle.net/10400.22/26826O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Este documento procurou refletir todo o percurso realizado pela mestranda, ao longo da PES, abordando as vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, durante o período de estágio, com a mobilização da sua ação de acordo com os pressupostos teóricos e legais definidos, como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos. A mestranda foi acolhida por duas turmas, uma do 1.º ano do 1.ºCEB e outra do 6.º ano do 2.ºCEB, que proporcionaram momentos únicos e incluíram muitas experiências, desafios e emoções. Cada um resultou não só como uma aprendizagem, mas contribuiu, também para o seu desenvolvimento profissional, mas, acima de tudo, pessoal. Neste sentido, ao longo deste RE, foi pretendido explanar as referidas experiências e aprendizagens concretizadas, de forma a colmatar o seu percurso, através de descrições e reflexões sobre as mesmas. Este documento compreende, ainda, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, onde se procurou averiguar como se pode promover a literacia em Inteligência Artificial (IA), em contexto formal de aprendizagens das Ciências Naturais, no 2.º CEB..This Internship Report (RE) is part of the Curricular Unit (UC) Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Education in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Maths and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This document seeks to reflect the entire path taken by the master's student throughout the PES, addressing the formal and informal, personal and professional aspects during the internship period, with the mobilisation of her action in accordance with the theoretical and legal assumptions defined, such as scientific, pedagogical and didactic knowledge. The master's student was welcomed by two classes, one from the 1st year of the 1st CEB and the other from the 6th year of the 2nd CEB, which provided unique moments and included many experiences, challenges and emotions. Each one was not only a learning experience, but also contributed to the master's student's professional and, above all, personal development. In this sense, the aim of this RE is to explain these experiences and the learning that has taken place, in order to bridge the gap by describing and reflecting on them. This document also includes an investigative dimension developed during the PES, where the master’s student tried to find out how Artificial Intelligence (AI) literacy can be promoted in a formal context of Natural Sciences learning in the 2nd CEB.porPrática de ensino supervisionadaAprendizagemInteligência artificialCiências naturaisSupervided teaching practiceLearningArtificial intelligenceNatural sciencesÀs voltas num mar de incertezas, até encontrar a verdadeira paixãomaster thesis203757661