Pertzborn, FlorianAzevedo, JoelPeixoto, Tiago Manuel da Silva2019-07-232019-07-232019-07-16http://hdl.handle.net/10400.22/14467O presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada que decorreu no ano letivo de 2018/2019, no Conservatório de Música do Porto. Este foi realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. No primeiro capítulo é feita uma descrição sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, instituição onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo aborda a Prática Educativa Supervisionada e o funcionamento do ano letivo. Encontra-se ainda disponível, no segundo capítulo, uma breve contextualização dos alunos, descrição das aulas supervisionadas e reflexão sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, é exposto um trabalho de investigação com o tema “Métodos utilizados pelos professores de contrabaixo em Portugal” no âmbito do ensino básico e secundário. Para o efeito, foi realizado um inquérito onde foi possível apurar quais as preferências de métodos de contrabaixo utilizados atualmente na prática pedagógica no âmbito do ensino básico e secundário.This report consists of the description and reflection of supervised teaching practice, which took place in the 2018/2019 school year at the Oporto Conservatory of Music. This work was accomplished in the scope of obtaining the degree of Master in Music Teaching by the Superior School of Music and Performing Arts of Porto. The work that follows is divided into three chapters. In the first chapter a description is given of the operation and organization of the Oporto Conservatory of Music, an institution where I had the opportunity to complete my internship. The second chapter deals with Supervised Educational Practice and the functioning of the school year. Also available in the second chapter is a brief contextualization of students, description of supervised classes and reflection on supervised and observed classes. In the third and last chapter, a research work is presented with the theme "Methods used by teachers of double bass in Portugal" in the scope of primary and secondary education. For this purpose, a survey was carried out where it was possible to determine the preferences of double bass methods currently used in pedagogical practice in primary and secondary education.porContrabaixoMétodosPrática pedagógicaEnsino de músicaDouble bassMethodsPedagogical practiceMusic teachingMétodos de contrabaixo mais utilizados em Portugalmaster thesis202264521