Couto, Angela Maria Pinto doMaia-Lima, Cláudia2019-01-042019-01-0420142183-1432http://hdl.handle.net/10400.22/12519Os ambientes de geometria dinâmica têm desempenhado um papel fundamental no ensino e a aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento da motivação. Estes programas constituem uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de visualização, da comunicação matemática e, para além disso, a Geometria torna-se menos estática, a matemática mais criativa e mais apelativa. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de uma tarefa de investigação que teve como objetivo principal predispor os estudantes para criar matemática e, com isso, aumentar a sua autoestima nesta área, em particular na Geometria. Nesse sentido utilizamos o Geogebra que tem sido fortemente valorizado e reconhecido pela comunidade nacional e internacional e do qual somos frequentes utilizadoras. A metodologia adotada nesta tarefa de investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi efetuada nas duas turmas do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, no ano letivo 2013/14, inscritos na unidade curricular de opção: Matemática, Materiais e Tecnologias.porGeometria DinâmicaGeogebraGeometriaTarefa de investigaçãoConjeturar com o Geogebrajournal article