Conceição, Marco Paulo BarbosaCabral, Inês SalselasCosta, Ana Rita Silva2025-07-292025-07-292025-07-14http://hdl.handle.net/10400.22/30262Este trabalho explora a espacialização sonora em performances de DJ, a partir de uma abordagem técnica e prática situada. Partindo do desejo de partilhar a sensação imersiva experienciada em contextos de escuta tridimensional, o trabalho procurou adaptar ferramentas de áudio espacial ao universo do DJing, tradicionalmente orientado ao som estéreo. A pesquisa teve como foco principal o desenvolvimento de um setup funcional e acessível, com recurso à codificação ambisónica em tempo real e ao mapeamento MIDI de parâmetros espaciais. Através de uma abordagem practice-based, foram realizados testes no Estúdio C da ESMAE e culminou numa performance final no Estúdio A, com um setup de 7.1.4 e recolha informal de impressões do público. Embora o projeto tenha sido inicialmente delineado em torno de três eixos — técnico, performativo e estético —, reconhece-se que a vertente técnica assumiu uma centralidade dominante ao longo do processo. A investigação concentrou-se em garantir a estabilidade do sistema, a viabilidade da manipulação espacial em tempo real e a integração coerente com a prática de seleção musical. Este trabalho representa, assim, um primeiro passo na integração de som espacializado em práticas de DJing, apontando caminhos futuros que poderão articular com maior profundidade a escuta fenomenológica, a estética do espaço sonoro e a interatividade com o público. A colaboração futura com instituições como o GRAME (Lyon) e o desenvolvimento de hardware como a Spatbox poderão reforçar essa vertente investigativa, contribuindo para uma prática artística expandida e sensorialmente envolvente.This work explores sound spatialisation in DJ performances, based on a technical and practical approach. Based on the desire to share the immersive sensation experienced in threedimensional listening contexts, the work sought to adapt spatial audio tools to the universe of DJing, traditionally orientated towards stereo sound. The main focus of the research was the development of a functional and accessible setup, using real-time ambisonic coding and MIDI mapping of spatial parameters. Using a practice-based approach, tests were carried out in ESMAE's Studio C and culminated in a final performance in Studio A, with a 7.1.4 setup and informal audience feedback. Although the project was initially outlined around three axes - technical, performative and aesthetic - it is recognised that the technical aspect took on a dominant centrality throughout the process. The research focused on guaranteeing the stability of the system, the feasibility of realtime spatial manipulation and coherent integration with the practice of music selection. This work thus represents a first step in the integration of spatialised sound into DJing practices, pointing to future paths that could articulate phenomenological listening, the aesthetics of sound space and interactivity with the public in greater depth. Future collaborations with institutions such as GRAME (Lyon) and the development of hardware such as the Spatbox could lead to the development of a more spatialised sound.porÁudio imersivoEspacialização sonoraDJingAmbisonicsPerformance multicanalREAPERIEM pluginsImmersive audioSound spatializationMultichannel performanceEspacialização sonora em performance de DJmaster thesis203976797