Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloVieira, Marlene Dias2021-01-082021-01-0820202020http://hdl.handle.net/10400.22/16678O presente estudo de caso qualitativo surge da necessidade de compreender o impacto que a escola causa em matéria de educação em Valores, fundamentada na legislação em vigor. O principal objetivo é conhecer a perceção dos alunos do 1º CEB em relação aos Valores, procu-rando responder à seguinte pergunta de investigação: De que forma os alunos intuem Valores nas aulas de Inglês do 1º CEB? A investigação decorreu com base numa pesquisa extensiva e análise documental, recorrendo aos documentos orientadores do sistema educativo e a autores de referência que permitiram apresentar o que tem vindo a ser problematizado teoricamente sobre o assunto: conceito de Valores, paradigmas e modelos da educação em Valores, o papel da escola, do professor e da família e o processo de interiorização dos Valores. Para além disso, a observação direta permi-tiu a recolha de dados úteis para a investigação e, por fim, foram auscultados, através de um inquérito por questionário, os alunos do terceiro e do quarto anos e os respetivos Encarregados de Educação. Este estudo permite caracterizar as perceções e representações dos alunos e dos Encarrega-dos de Educação relativamente aos Valores, à forma como as crianças intuem os Valores e a opinião que os Encarregados de Educação têm sobre a educação em Valores na escola e na família. Os resultados indicam que os alunos intuem os Valores tanto a partir do currículo real como do currículo oculto, assim como através do exemplo do professor e de outros agentes com quem estabelecem laços de afetividade. Assim, ficou comprovado que a escola pode perfeitamente ser uma aliada da família na educa-ção em Valores e que, através de diferentes estratégias, as crianças conseguem intuir Valores nas aulas de Inglês do 1º CEB. Portanto, recomenda-se vivamente a sua implementação.This qualitative case study results from the need to understand the impact that the school is having in terms of Values education, grounded on the current legislation. The main objective is to know the perceptions that primary education pupils have about Values, aiming to answer the following research question: How do pupils perceive Values in primary school English classes? This study draws on extensive research and documentary analysis, resorting to the documents that lay out the guidelines for the educational system, and renowned authors that enabled the development of a theoretical framework on the subject: the definition of Values, Values educa-tion paradigms and models, the role of the school, the teacher and the family, and the process of Values internalization. In addition, direct observation allowed useful data collection for the study, and lastly pupils from the third and fourth year, as well as their parents, were inquired through a questionnaire survey. This study allows for the characterization of the perceptions and representations that pupils and parents have about Values, the way children perceive Val-ues, and the parents’ opinion about Values education in school and in the family. The results indicate that pupils perceive Values through the formal and hidden curriculum, as well as through the example of their teacher and other individuals with whom they establish close ties of affection. Consequently, it has been proven that the school can easily be an ally to the family in terms of Values education, and that, by using different strategies, children are able to perceive Values in primary school English classes. I therefore highly recommended its implementation.porEducação em ValoresEnsino BásicoRepresentaçõesCurrículo real e ocultoInteriorização dos ValoresExemplo do professorFamíliaEscolaAfetividadeValues educationPrimary EducationRepresentationsFormal and hidden curriculumValues internalizationTeacher’s exampleFamilySchoolAffectionEducar em Valores: um desafio para o século XXImaster thesis202705838