Soares, Maria Luísa de Castro2013-11-222013-11-2220091645-1937http://hdl.handle.net/10400.22/2908A arte na actualidade, nomeadamente a literatura, caracteriza-se pela recorrência a temas de feição neobarroca e pós-moderna, como a vulnerabilidade humana1, o sentimento de culpa, a invasão da interioridade, a perda da identidade, com recurso a formas que têm a ver com a fragmentação discursiva. Na narrativa de João de Melo, O meu mundo não é deste reino, o processo de desconstrução identitária, seja através do deslocamento do sujeito a partir de um centro para a periferia, seja através da construção de identidades parcelares, imperfeitas, monstruosas, fragmentadas, é usado com o intuito último de reafirmar o Homem e a condição humana.Actuellement l‘art, spécifiquement la littérature, se caractérise par l‘emploi de thèmes néobaroques et postmodernes, tels que la vulnérabilité humaine, le sentiment de culpabilisation, l‘invasion de l‘intériorité humaine, la perte d‘identité, à travers des formes d‘expression dont la fragmentation discursive est un exemple. Dans le récit de João de Melo, O meu mundo não é deste reino, le procès de perte d‘identité du sujet - soit par un déplacement du centre, soit à travers la construction d‘identités incomplètes, imparfaites, monstrueuses, fragmentées – est un moyen de ré-affirmation de l‘homme et de la condition humaine.porNeo-barrocoJoão de MeloDesconstrução identitáriaPós-modernismoPost-modernitéNéo-baroqueDéconstuctrionIdentitaireO Estudo da personagem em "O Meu mundo não é deste reino": desconstruir para reconstruirjournal article10.34630/polissema.vi9.3242