Maia-Lima, CláudiaAraújo, Andreia Azevedo2020-02-262020-02-2620192019http://hdl.handle.net/10400.22/15531O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo espelhar o percurso formativo vivenciado pela mestranda. Este percurso recheado de dificuldades, desafios e conquistas constitui um processo de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais, se que consideram fundamentais na construção da identidade profissional. Assim, ao longo deste documento será feita uma abordagem reflexiva das intervenções desenvolvidas em contexto educativo, assim como são apresentadas as metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda nos diferentes contextos onde a mesma decorreu. Toda esta prática possibilitou a construção e o amadurecimento de saberes profissionais. Para além das intervenções, o Relatório de Estágio apresenta uma dimensão investigativa que, inserida na prática educativa, teve como objetivo compreender a influência dos materiais manipuláveis na motivação para a aprendizagem na aula de Matemática. A prática educativa supervisionada afigura-se como um momento privilegiado que permitiu o desenvolvimento de capacidades de reflexão e investigação essenciais nas práticas futuras.This internship report within the scope of the subject Supervised Teaching Practice, part of the syllabus 2nd year of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education and has as specific objective or training accompaniment experienced by the foreigner. This recovered tracking of difficulties, challenges and achievements can result in a process of knowledge building and development of personal, professional and social skills, which it considers fundamental in the construction of professional identity. Thus, throughout this document will be made a reflective approach of interventions developed in educational context, as well as the methodologies and theoretical and legal assumptions that supported the practice of the master student in different contexts where it took place. All this practice enabled the construction and maturation of professional knowledge. In addition to the interventions, the Internship Report presents an investigative dimension that, inserted in educational practice, aimed to understand the influence of manipulable materials on the motivation for learning in mathematics class. Supervised educational practice appears to be a privileged moment that has allowed the development of essential reflection and research skills in future practices.porPrática de Ensino SupervisionadaInvestigação-açãoDesenvolvimento pessoal e profissionalSupervised Teaching PracticeAction researchReflectionPersonal and professional developmentReflexãoEm cada obstáculo, uma nova motivação para continuarmaster thesis202454061