Martins, Ramiro CarneiroCampos, Armando José VilaçaCARVALHO, ANDRÉ CAPRICHOSO2025-11-112025-11-112025-10-16http://hdl.handle.net/10400.22/30812A constante evolução dos veículos passa por encontrar soluções cada vez mais eficientes. Os veículos convencionais utilizam caixas complexas com muitas velocidades de forma a extrair o máximo de rendimento dos motores a combustão. Juntamente com a agenda e políticas ecológicas internacionais, estes princípios criam um mercado para a eletrificação dos veículos. Essa transição promove a alteração da energia proveniente da combustão para energia elétrica, promovendo a adaptação dos sistemas mecânicos do veículo, entre eles a transmissão e especificamente as caixas de velocidade. Os veículos elétricos utilizam um ou mais motores que fornecem o binário máximo logo no arranque. Para além disso, eles permitem elevadas velocidades de rotação com elevada eficiência. Assim, a utilização de caixas com elevado número de velocidades, torna-se desnecessária. Em primeira instância, estas caixas apresentam-se como redutores onde é necessário cuidado no seu desenvolvimento devido à elevada velocidade de rotação do motor. No entanto, o desenvolvimento de novos sistemas veio comprovar que é vantajoso otimizar a eficiência com adaptação de caixas de duas velocidades, reduzindo ainda a necessidade de rotações muito elevadas do motor. No entanto, para que a eficiência seja efetivamente melhorada, torna-se imprescindível definir e projetar corretamente a cadeia cinemática da caixa de velocidades. Os elementos como as engrenagens, rolamentos, veios, assim como o método de lubrificação e de troca de engrenagens devem ser analisados. A presente dissertação tem foco no estudo detalhado de cada elemento assim como a moldação 3D de um cárter que assegure o funcionamento dos elementos. Os resultados apresentam potencial viabilidade para aplicação em veículos comerciais, ainda que necessite do estudo do diferencial, análise estrutural do cárter e análise de custos de modo a consolidar a aplicabilidade do sistema.The constant evolution of vehicles involves the pursuit of increasingly efficient solutions. Conventional vehicles employ complex gearboxes with multiple speeds in order to extract the maximum performance from internal combustion engines. Alongside the global environmental agenda and international ecological policies, these principles have fostered a market shift towards vehicle electrification. This transition entails a change from combustion-based energy to electrical energy, prompting the adaptation of mechanical systems within the vehicle - among them, the transmission system, and specifically, the gearbox. Electric vehicles use one or more motors that deliver maximum torque right from standstill. Moreover, they operate at high rotational speeds with remarkable efficiency. As a result, the use of multi-speed gearboxes becomes unnecessary. Initially, these gearboxes function as reducers, requiring careful design due to the high rotational speed of the motor. However, the development of new systems has demonstrated the benefits of optimizing efficiency through the implementation of two-speed gearboxes, which also reduce the need for extremely high rotation motor speeds. Nevertheless, to achieve effective efficiency improvements, it is essential to correctly define and design the kinematic chain of the gearbox. Components such as gears, bearings, shafts, as well as the lubrication method and gear-shifting mechanism, must be thoroughly analysed. This dissertation focuses on the detailed study of each of these elements, as well as the 3D modeling of a housing that ensures their proper operation. The results show potential viability for application in commercial vehicles, although further study of the differential, structural analysis of the housing, and cost analysis are required in order to consolidate the applicability of the system.porelectric vehiclesgearboxefficiencygearsbearingslubricationVeículos eléctricosCaixa de velocidadesEficiênciaEngrenagensRolamentosLubrificaçãoDimensionamento de uma caixa de duas velocidades para um veículo elétrico comercialSizing of a two speed gearbox for a commercial electric vehiclemaster thesis204032750