Oliveira, LinoHenriques, Viviana da Costa Neto2025-08-252025-08-252025-07-24http://hdl.handle.net/10400.22/30323Trabalho de projetoO projeto Liberdade Cravada consiste no desenvolvimento de um sítio web educativo e interativo dedicado à Revolução do 25 de Abril. Recorrendo a tecnologias web como p5.js e D3.js, o sítio web integra jogos educativos com diferentes mecânicas, jogáveis através do teclado ou por captação de movimentos manuais através da câmara do dispositivo, bem como uma secção de conteúdos visuais e textuais que contextualizam historicamente o Estado Novo, a Revolução e as suas consequências. Os jogos foram desenhados com base em princípios de motivação intrínseca e integração pedagógica, tendo como principal público-alvo os alunos que frequentam o sexto ano de escolaridade, período em que o currículo escolar português introduz os temas da ditadura e da liberdade. Paralelamente, o sítio web inclui também visualizações interativas sobre os resultados eleitorais em Portugal desde 1975, ano das primeiras eleições livres, com o objetivo de estimular nos jovens adultos entre os 18 e os 22 anos o interesse cívico e a compreensão do percurso democrático português ao longo dos últimos cinquenta anos.The Liberdade Cravada project is an educational and interactive website focused on the Portuguese Carnation Revolution of April 25. Using web technologies such as p5.js and D3.js, the website integrates educational games with various mechanics, playable either through keyboard or hand tracking using the device's camera, along with a section of visual and textual content that explains the historical, political and social context of the Estado Novo, the Revolution and its aftermath. The games are designed with intrinsic motivation and pedagogical integration in mind, primarily targeting students in their sixth school year, during which the Portuguese curriculum introduces the topics of dictatorship and democratic freedom. Additionally, the website features interactive visualizations of Portuguese election results from 1975 to the present, aiming to foster civic interest and democratic awareness among young adults aged 18 to 22, particularly in the year that marks the fiftieth anniversary of Portugal’s first free elections.por25 de AbrilAprendizagem interativaEstado NovoJogos educativosMotivação intrínsecaApril 25 RevolutionInteractive learningEducational gamesIntrinsic motivationDo jogo para a liberdade: “Liberdade cravada”, o 25 de Abril através de jogos educativosmaster thesis