Quadros-Flores, PaulaPeres, AméricoEscola, Joaquim2015-06-172015-06-172013Flores, Paula, Peres, Américo & Escola, Joaquim (2013). Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1º CEB na região do Porto. In Raposo-Rivas, Joaquim Escola; Martinez-Figueira; Florêncio Aires (Coods.). As TIC no Ensino: Politicas, Usos e Realidades (pp. 323 -342). Santiago de Compostela: Andavira Editora. ISBN: 978-84-8408-722-9978-84-8408-722-9http://hdl.handle.net/10400.22/6335Renovar ou estagnar. Duas realidades que mostram que num mundo em mudança, como o da actual conjuntura, há necessidade de opções fortes na identidade profissional docente. É clara a urgência da escola em colaborar na construção da sociedade da informação, uma sociedade em rede mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Isto significa que a escola precisa de ser revitalizada de modo a (re) construir novas utopias que alentem a criação de um novo paradigma que sustente as exigências sociais. Nesta tarefa, todas as pessoas são “chamadas ao quadro”, mas os professores, profissionais da educação com competências para educar e ensinar, têm uma responsabilidade acrescida na arquitectura desta nova geração: a geração da era digital. Este panorama exige uma nova qualificação profissional, isto é, professores que possuem novas competências, saber-fazer e atitudes para o exercício de uma profissionalidade capaz de responder aos problemas da actualidade e professores que exerçam o seu profissionalismo de modo a perspectivar uma acção docente autoconfiante, empreendedora e impulsionadora de práticas inovadoras que fomentem a mudançaporTecnologias da Informação e da Comunicação1.º Ciclo do Ensino BásicoIdentidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Portojournal article