Araújo, S. Barros2018-11-262018-11-2620162318-8774http://hdl.handle.net/10400.22/12276O presente artigo dedica-se à descrição e análise de um estudo de caso de inclusão de uma criança com incapacidade e outras características idiossincráticas com forte potencial de risco, numa sala de Educação de Infância. Parte, do ponto de vista teórico e metodológico, da assunção do trabalho colaborativo transdisciplinar como sustentáculo do processo de inclusão. Após descrição do processo de intervenção, com realce para a organização e preparação da equipa, intervenção ao nível da integração social, desenvolvimento da linguagem, autonomia e iniciativa da criança, destacam-se os efeitos da intervenção nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Sublinham-se as vantagens de uma abordagem colaborativa transdisciplinar no apoio à inclusão, enquanto base para uma intervenção integrada, plurifacetada e ecologicamente sustentada.porInclusãoColaboraçãoTransdisciplinaridadeEducação de InfânciaTrabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: um estudo de caso na educação de infânciajournal article