Correia, Sara MartinsRibeiro, Carlos Manuel Martins2023-02-132025-01-0120222022http://hdl.handle.net/10400.22/22247O transporte rodoviário é só um dos exemplos de como vários problemas reais podem ser resolvidos com recurso a uma ferramenta de apoio à decisão, independentemente do meio onde as empresas estão inseridas. A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão baseada na criação de um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista. O modelo criado retrata um problema de roteamento de veículos com janelas temporais com múltiplos depósitos e múltiplas viagens, ou seja, MTMDVRPTW (Multi-trip, Multidepot Vehicle Routing Problem with Time-Windows). Para tal, o modelo matemático foi implementado no software Python com o solver do Gurobi, de forma a se obter uma solução dentro de um tempo computacional reduzido. O modelo matemático e a sua implementação no software são apresentados e explicados, assim como as soluções obtidas. Dada a complexidade do caso real da empresa, o problema foi dividido em dois cenários: (i) a mercadoria está disponível em todos os depósitos em qualquer momento; (ii) a mercadoria pode não estar disponível num depósito, Deste modo são incluídas as datas de lançamento, isto é, o produto só fica disponível para transporte nas rotas de entrega quando chega ao depósito vindo de outro. Este cenário já tem em consideração de forma implícita, a possibilidade de se efetuar cross-docking. Foi concluído que a implementação de um modelo deste género traz benefícios para a empresa no apoio à decisão, uma vez que consegue apresentar resultados que permitem uma melhor análise da empresa às suas rotas de veículos.porApoio à DecisãoRoteamento de VeículosProgramação LinearOtimizaçãoDistribuiçãoPlaneamento e Otimização da Distribuição Capilar: Um estudo de caso de um operador logísticomaster thesis203215303