Dias, André Miguel PinheiroFARO, MIGUEL PINTO DE MAGALHÃES2025-11-192025-11-192025-07-29http://hdl.handle.net/10400.22/30997Este projeto, intitulado "Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS) para Veículos no Exterior", foi realizado em contexto industrial na empresa Continental Mabor, situada em Lousado. O trabalho surge da necessidade de monitorizar com precisão a posição de veículos nas vias internas da empresa de forma a assegurar com segurança a coexistência de veículos autónomos e convencionais no mesmo espaço operacional. O projeto iniciou-se com uma análise e comparação das principais soluções de localização em tempo real existentes, bem como das tecnologias de localização, comunicação, e especialmente das técnicas de correção Global Navigation Satellite System (GNSS) mais relevantes, avaliando-se a sua viabilidade técnica e operacional no contexto específco da empresa. Após essa análise, foi desenvolvido um sistema protótipo funcional com duas abordagens distintas utilizando o mesmo hardware. Uma é baseada em correções diferenciais GNSS Real-Time Kinematic (RTK) processadas de forma centralizada, e outra recorre a correções diferenciais differential GNSS (DGNSS) com processamento distribuído, fornecidas por um serviço externo. Durante a execução do projeto foram desenvolvidas várias componentes de hardware, firmware e software, integrando múltiplos dispositivos, subsistemas de comunicação, aquisição e processamento de dados e visualização em tempo real. A validação das soluções desenvolvidas foi efetuada através de testes experimentais, concluindo-se que solução desenvolvida cumpre os requisitos previamente definidos.This project, entitled "Real-Time Locating System for Outdoor Vehicles", was carried out in an industrial context at Continental Mabor, located in Lousado, Portugal. The work arises from the need to accurately monitor the position of vehicles within the company’s internal roads in order to safely ensure the coexistence of autonomous and conventional vehicles in the same operational space. The project began with an analysis and comparison of the main real-time positioning solutions, as well as relevant localization and communication technologies, with a particular focus on Global Navigation Satellite System (GNSS) correction techniques, assessing their technical and operational feasibility within the company’s context. Based on this analysis, a functional prototype system was developed, supporting two distinct approaches using the same hardware. One relies on centrally processed Real-Time Kinematic (RTK) GNSS corrections, while the other uses simpler differential corrections with distributed on device processing, provided by an external service. During the project, several hardware, firmware, and software components were developed, integrating multiple devices, communication, data acquisition and processing subsystems, as well as real-time visualization. The developed solutions were validated through operational testing in a realistic environment with the results showing compliance with the defined requirements.porReal-time positioningGNSSDifferential correctionsCentralized RTKAutonomous vehiclesFleet monitoringLocalização em tempo realCorreções diferenciaisRTK centralizadoVeículos autónomosMonitorização de frotasSistema de localização em tempo real (RTLS) para veículos no exteriorReal Time Locating System (RTLS) for outdoor vehiclesmaster thesis204034094