Silva, Nuno Miguel Pinto daMartins, Francisco Duarte2024-12-112024-12-1120242024http://hdl.handle.net/10400.22/26746O presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos que conduz à obtenção do grau de mestre, especificamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este documento tem como objetivo apresentar a experiência do mestrando, abordando as suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do período de estágio, sustentando a sua prática em referenciais teóricos e legais que orientam a sua ação e apropriando-se, de forma paralela, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência na PES envolveu a participação em duas turmas, uma do 1º CEB e outra do 2º CEB, sendo que este documento oferece uma descrição detalhada dos contextos educativos e reflexões fundamentadas sobre a intervenção do mestrando nesses cenários. As experiências de colaboração com os contextos educativos, descritas e refletidas ao longo do documento, evidenciam o percurso evolutivo do mestrando, apoiado na construção de conhecimentos derivados da prática. Assim, clarifica-se o desenvolvimento profissional do mestrando e a formação da sua identidade docente, num processo de construção e desconstrução de conceitos, com o objetivo de promover uma educação de qualidade, atual e capaz de responder aos desafios da mudança e inovação. Este documento inclui também uma vertente investigativa desenvolvida durante a PES, centrada na utilização de materiais manipuláveis, como o Material Multibásico (MAB) e objetos do quotidiano, como facilitadores da compreensão do conceito de volume. Em síntese, este RE constitui-se como um guião que assinala a última etapa da formação inicial do mestrando, preparando-o para o mundo profissional..The present lnternship Report (IR) is part of the study cycle leading to the attainment of a master's degree, specifically within the 2ⁿᵈ year of the Master's program in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Mathematics and Natural Sciences for the 2nd CEB, under the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit. This document aims to present the master's student's experience, encompassing both formal and informal, personal and professional aspects throughout the internship period, grounding their practice in theoretical and legal frameworks that guide their actions while simultaneously enhancing their scientific, pedagogical, and didactic literacy. The STP experience involved participation in two classes, one from the1st CEB and another from the 2ⁿᵈ CEB, with this report offering a detailed description of the educational contexts and reflective analyses of the student's interventions in these settings. The collaborative experiences with educational environments, described and examined throughout the document, highlights the master's student's developmental trajectory, supported by the construction of knowledge derived from practical engagement. This clarifies the professional growth of the students and the formation of their teaching identity, in arder to construct and deconstruct concepts, aiming to promote a high-quality, contemporary education capable of addressing the challenges of change and innovation. This report also includes an investigative component developed during the STP, focused on the use of manipulable materiais, such as the Multibase Arithmetic Blocks (MAB) and everyday objects, as facilitators for understanding the concept of volume. ln summary, this IR serves as a guide marking the final stage of the master's student's initial training, preparing them for the professional realm.porEducaçãoInvestigaçãoPrática de ensino supervisionadaReflexãoEducationResearch;ReflectionSupervised teaching practiceMetáforas Educativasmaster thesis203754336