Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraFerreira, Marisa José Roriz LeirasSousa, Ana Catarina Azevedo2025-09-222025-09-222025-07-212025-09-22http://hdl.handle.net/10400.22/30482A performance em Ambiente, Social e Governança (ESG) vai além dos investimentos, influenciando significativamente mercados, stakeholders e investidores (W. Chen et al., 2025; Dsouza et al., 2025). As questões ESG estão a moldar estratégias empresariais, impulsionando o desempenho organizacional (Cardoni, 2024). Este estudo analisa as perceções dos colaboradores de uma empresa têxtil sobre o desempenho ESG antes e depois da implementação de um plano de comunicação sustentável, avaliando o seu impacto com base no enquadramento ESG. A investigação iniciou-se com uma entrevista com um elemento chave da organização de forma a compreender o ponto de situação da mesma no que toca ao ESG. Seguiu-se a aplicação de um questionário para avaliar as perceções dos colaboradores sobre sustentabilidade, filantropia e transparência. Com base nos resultados, foi desenvolvida uma campanha interna de sensibilização, com recurso a inteligência artificial, para colmatar lacunas identificadas. Esta campanha, realizada durante um mês, incluiu formações workshops e notas informativas, distribuídas fisicamente e por email. Após a campanha, foi aplicado um segundo questionário para medir o impacto da intervenção. Os resultados indicam que estratégias ESG bem estruturadas e planos de comunicação eficazes promovem uma imagem corporativa positiva e aumentam o envolvimento dos colaboradores. Estes fatores contribuem para a eficácia operacional e sustentabilidade financeira a longo prazo. Além disso, promovem uma cultura organizacional baseada na transparência e responsabilidade. As conclusões são relevantes para decisores políticos, líderes empresariais e investidores, destacando o papel fundamental dos colaboradores nas práticas ESG, para um desenvolvimento sustentável e no crescimento económico da indústria têxtil.Environmental, Social, and Governance (ESG) performance goes beyond investments, significantly influencing markets, stakeholders, and investors (W. Chen et al., 2025; Dsouza et al., 2025). ESG issues are shaping corporate strategies and driving organizational performance (Cardoni, 2024). This study analyzes the perceptions of employees within a textile company regarding ESG performance before and after the implementation of a sustainable communication plan, assessing its impact based on the ESG framework. The research began with an interview with a key element of the organization in order to understand the situation of the company when it comes to ESG. This was followed by a questionnaire to assess employees’ perceptions of sustainability, philanthropy, and transparency. Based on the results, an internal awareness campaign was developed using artificial intelligence to address the identified gaps. Conducted over one month, the campaign included training sessions, workshops, and informational notes distributed physically and by email. After the campaign, a second questionnaire was conducted to measure the impact of the intervention. The results indicate that well-structured ESG strategies and effective communication plans promote a positive corporate image and increase employee engagement. These factors contribute to operational efficiency and long-term financial sustainability. Moreover, they foster an organizational culture based on transparency and accountability. The conclusions are relevant for policymakers, business leaders, and investors, highlighting the fundamental role of employees in ESG practices for achieving sustainable development and driving economic growth in the textile industry.porSustentabilidadeESGComunicação e comportamento pró-ambientalSustainabilityCommunication and pro-environmental behaviorPerceção dos colaboradores sobre as práticas green e desempenho ambiental - estudo de caso numa organização têxtilmaster thesis204003806