Faria, Paula CristinaPinto, Marta2024-04-292024-04-292021-07Faria, P. C., & Pinto, M. J. (2021). O Coaching como ferramenta no ensino superior: O estudante como ator principal . Livro de Atas – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 181–187.978-972-789-768-1http://hdl.handle.net/10400.22/25418O sucesso académico do estudante está cada vez mais ancorado à demonstração da aquisição de competências e à capacidade da sua utilização na resolução de problemas. O estudante deve assumir um papel ativo na sua aprendizagem saindo de mero recetor de conteúdos, para a busca ativa e efetiva de conhecimentos relevantes para os desafios encontrados. No curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, na unidade curricular de Educação Clínica II, temos vindo a implementar o modelo de Orientação Tutorial, como metodologia ativa para a aprendizagem, onde se pretende que o estudante analise criticamente as suas competências enquanto são implementadas ferramentas que potenciam o seu crescimento individual. O objetivo foi verificar o impacto da utilização de ferramentas de Coaching com os estudantes, numa abordagem qualitativa que enfatisa a perceção dos estudantes sobre as suas competências instrumentais, sistémicas, interpessoais e intrapessoais. Utilizou-se para análise documental as suas reflexões individuais, realizadas em dois momentos distintos. No segundo momento verificou-se um aumento de referenciação mais significativo das competências instrumentais e intrapessoais. Considera-se relevante continuar a investigar a perceção dos estudantes relativamente ao desenvolvimento das suas competências.porAprendizagem ativaFerramentas de coachingCompetências do terapeuta da falaO Coaching como ferramenta no ensino superior: o estudante como ator principalconference object